A avenida da FEB, em Várzea Grande, será parcialmente interditada devido às obras para instalação do do Bus Rapid Transit, o BRT, e novas intervenções e mudanças serão realizadas a partir desta quarta-feira (10). Um Plano de Desvio de Tráfego está sendo implementado para diminuir ao máximo o impacto que causará aos condutores de veículos e ás pessoas que dependem do transporte coletivo.
Seguindo no sentido Várzea Grande para Cuiabá, no final da FEB, o trânsito será desviado da avenida principal para a parte de concreto por onde trafegará o BRT. A Ponte Júlio Müller passará a ter apenas uma via de mão dupla, tanto para quem está indo para Várzea Grande como para quem está indo para a Capital.
“São intervenções necessárias para atender as obras de pavimentação rígida e drenagem complementar na principal interligação entre Várzea Grande e Cuiabá, que é a Ponte Júlio Müller, na região do Porto”, disse Cidomar Arruda, coordenador de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.
Ele ponderou que o trânsito pesado, que diariamente passa pela avenida da FEB para acessar Cuiabá, exige obras complementares para fazer frente ao trânsito que passará a contemplar o BRT.
“Com este Plano de Desvio de Tráfego, o acesso à Alameda Júlio Müller será fechado para as obras na cabeceira da ponte.
As obras de pavimentação rígida são para encabeçamento do pavimento de concreto da ponte e para a conclusão do pavimento de concreto na área, lembrando que a duplicação da Ponte Júlio Müller, que data de 2013/2014 visando ao VLT, nunca chegou a ser utilizada e agora necessita ser adequada ao novo projeto de transporte coletivo.
As demais obras são de drenagem complementar com travessia da rede de drenagem que cruza a Alameda Júlio Müller.
O coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande assinala que, para diminuir o impacto no trânsito da principal ligação entre a cidade e Cuiabá, diversas rotas alternativas foram definidas e a Guarda Municipal prepara uma atuação mais efetiva que será adotada para auxiliar no trânsito e permitir que o fluxo seja o menos impactado possível.
ROTAS ALTERNATIVAS SÃO SUGERIDAS PARA SE EVITAR A AVENIDA DA FEB
Acesso via Ponte Elisa Bocaiúva, mais conhecida como Ponte Nova, que liga as avenidas Dom Orlando Chaves, no Grande Cristo Rei (Várzea Grande), e Miguel Sutil – Porto (Cuiabá), lembrando que no sentido Capital/Várzea Grande é possível acessar logo após a ponte, à direita a rua Prefeito Napoleão José da Costa, que é paralela à avenida da FEB e dá acesso ao trevo do Zero Km e ao Aeroporto Marechal Rondon ou ao Centro de Várzea Grande.
A avenida Prefeito Murilo Domingos, mais conhecida como 31 de Março, na lateral do Aeroporto Marechal Rondon, acessando o Grande Cristo Rei até a avenida Dr. Paraná, com acesso à Ponte Sérgio Motta, interligando a avenida Beira-Rio, em Cuiabá. Essa interligação pode ser feita também vindo da Ponte Nova., passando pela avenida Dom Orlando Chaves e acessando a Ponte Sérgio Motta e a avenida Beira-Rio, em Cuiabá (região leste);
Acesso pela avenida da Guarita chegando à Avenida Círiaco Cândia (Várzea Grande) ou Rodovia Mário Andreazza, até chegar à Miguel Sutil (região oeste);
Acesso pela Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, passando pela Ponte JK até chegar a Cuiabá (região sul), no trevo que dá acesso a Santo Antônio de Leverger ou ao Grande Parque Cuiabá, entre outros bairros.