O corpo do ex-deputado estadual por Mato Grosso, Pedro Satélite (PSD), será velado no Teatro Zulminara Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa (ALMT), na manhã desta sexta-feira (5), a partir das 8h30. O sepultamento será no Cemitério Parque Bom Jesus às 17h30.
Pedro Inácio Wiegert morreu por volta das 23h desta quinta-feira (4), em Cuiabá. O ex-parlamentar estava em tratamento contra um câncer no pâncreas e estava internado no Hospital São Mateus.
A morte do ex-deputado já repercute no meio político mato-grossense. O govenador Mauro Mendes (UB), emitiu uma nota lamentando a morte.
“É com pesar que eu e minha esposa Virginia recebemos essa notícia. Pedro Satélite deixou sua história no legislativo e é lembrado por seus colegas com muito respeito. Desejamos que Deus dê forças para família e amigos nesse momento de luto”, destacou o governador Mauro Mendes.
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e a primeira-dama Márcia Pinheiro também lamentam a morte de Pedro Satélite.
“Perdemos uma figura política muito importante para o estado e um pioneiro no ramo de transportes em Mato Grosso, um homem que lutou dia e noite para melhorar a infraestrutura do estado, alguém que com certeza deixará saudades em nossos corações”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.
“Gostaríamos de expressar nossas condolências aos familiares e amigos, a dor de uma perda é sempre muito maior do que podemos imaginar, somente Deus pode aplacar esse sentimento”, afirmou Márcia.
O ministro Carlos Fávaro (Agricultura), que é do mesmo partido do falecido, o PSD, usou as redes sociais para seus lamentos e homenagear a memória do colega.
“Conheci sua luta, suas batalhas pela vida, por Mato Grosso, por tantas causas. Elas seguem com seu legado e suas memórias. À família, aos amigos e tantos mato-grossenses que contavam com sua dedicação, meus sentimentos de paz”, escreveu Fávaro.
Entre os colegas de Legislativo, a deputada Janaina Riva (MDB) afirmou que Satélite deixará saudades. “É com o coração enlutado que eu e minha família recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado Pedro Satélite. Pedro foi meu colega de parlamento e deixará saudades. À sua família e amigos desejo que Jesus conforte o coração de vocês neste momento de dor e perda”.
O deputado Diego Guimarães também usou as redes sociais para prestar homenagem ex-deputado, e destacar os trabalhas prestados ao Estado, principalmente na região norte de Mato Grosso.
“Mato Grosso se despede hoje de um homem que muito contribuiu na sua integração. Foi empresário do ramo de transporte de passageiros, prefeito e vice-prefeito de Guarantã do Norte e deputado estadual, quando tive a oportunidade de ser seu assessor jurídico na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Foi um grande guerreiro na luta pelo restabelecimento da sua saúde, lutando contra um câncer de pâncreas. Mato Grosso perde um grande homem público e eu perco um amigo, incentivador, que faz parte da minha história profissional. Rogo a Deus que conforte o coração de todos os amigos e familiares. Obrigado, Deputado Pedro Satélite!!!”, diz trecho da publicação.
Trajetória
Deputado estadual por oito mandatos consecutivos, Satélite nasceu em Dionísio Cerqueira (SC), pai de quatro filhos e chegou em Mato Grosso, em 1978, onde expandiu os negócios como empresário do ramo de transporte de passageiros. A empresa Transportes Satélite, da qual era sócio, foi uma das primeiras a atuar no norte do Estado, realizando o transporte de migrantes do Sul do país para colonizar o norte do Estado.
Foi daí que veio o sobrenome Satélite. Pedro Satélite iniciou a vida pública, em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990 disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, alcançando a primeira suplência, vindo a exercer o mandato pelo período de três meses.
Em 1994 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1998 e 2002. Nas eleições de 2006, Pedro Satélite obteve 19.452 votos e ficou na primeira suplência vindo a assumir o mandato por alguns meses. E na eleição de 2010, ficou novamente na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. E nas últimas eleições, em 2014, o parlamentar, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito com 20.120 votos.