O governo da Bahia publicou licitação para construção de modal de transporte com Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Salvador e região metropolita. A medida acontece após um relatório da CCR, empresa que administra o Sistema Metroviário de Salvador, ter indicado que os vagões do modal que estão em Cuiabá estão em condições de operacionalização.
A autorização do modal foi assinada na terça-feira (26), pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo o relatório da da CCR, os 40 vagões que estão inutilizados em Cuiabá têm condições de operar desde que o governo estabeleça algumas normas como garantia técnica, assistência pós-venda e manuais de operação e manutenção dos trens.
Os vagões estão parados há mais de 10 anos próximo do aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.
A negociação entre os governos da Bahia e Mato Grosso se arrasta desde agosto. Conforme o veículo baiano ‘A Tarde’, com um investimento total de R$ 3,6 bilhões, a gestão de Jerônimo vê na aquisição dos trens “uma oportunidade de obter um material satisfatório por um preço acessível”, acelerando a entrega do novo VLT de Salvador.
Com intermédio do Tribunal de Contas da União (TCU), a aquisição é acompanhada por um grupo de trabalho (GT) criado no dia 25 de agosto para encontrar soluções viáveis aos vagões que estão parados em Mato Grosso.
VLT Cuiabá
O VLT em Cuiabá foi projetado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a implementação do modal em Mato Grosso foi marcada pela corrupção e seus entraves judiciais. A obra paralisada, que custou R$ 1 bilhão, teria 22 quilômetros de extensão entre Cuiabá e Várzea Grande.
Em dezembro de 2014, as obras foram interrompidas. Em 2018, o governo do Estado rompeu o contrato com o consórcio VLT e, depois, decidiu substituir o modal pelo Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Já em dezembro do ano passado, o governo começou a retirar as estruturas que serviriam de suporte para o VLT em Várzea Grande e deu início às obras para instalação do BRT na sequência.