Relatório da Sinfra aponta dez pontos críticos com risco de deslizamento no Portão do Inferno

O relatório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra), sobre os paredões na MT-251 que da acesso ao município de Chapada Dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), na região do Portão do Inferno aponta dez pontos críticos. Entre eles uma rocha solta com risco de rolamento na pista encontra-se em um paredão com 80m de altura.

No documento, consta que o paredão verticalizado, onde a crista possui ‘grandes blocos instáveis’ que podem resultar em rolamento e atingir a pista, está localizada do lado esquerdo da encosta. Ela começa no KM 43+360m e termina no KM 43+565m.

Para o secretário da Pasta, Marcelo de Oliveira e Silva,  a pedra em questão é, atualmente, uma das principais preocupações da Sinfra. Marcelo aponta que, caso ela despenque e não esteja passando ninguém, afetará a estrutura da via, no entanto, caso algum carro seja atingido, será uma tragédia.

Na quinta-feira (14), o Governo do Estado decretou situação de emergência  entre os KM 42 e 48 da rodovia em razão dos recentes deslizamentos de terra, a Sinfra fica autorizada a realizar as intervenções e obras necessárias de resposta ao desastre, incluindo a reabilitação estrutural da área atingida. 

A pasta encomendou um novo estudo para monitorar quatro dos 10 pontos que são considerados de maior risco para integridade da rodovia.

Na última quarta-feira (13), a Sinfra emitiu uma portaria impedindo o tráfego de veículos pesados na MT-251, por tempo indeterminado. Apesar do trânsito de transportes de carga já ser, em teoria, “proibido” no trecho em questão, a medida foi tomada em resposta aos deslizamentos de rochas registrados no início da semana e visa minimizar os impactos do trânsito pesado na área onde está localizado o Portão do Inferno.

Conforme a determinação, os veículos de carga estão proibidos de trafegar no trecho entre o Terminal Turístico da Salgadeira (km 45) e o entroncamento de acesso ao Distrito de Água Fria.

Dados da Polícia Militar apontam que, nesta sexta-feira (15), no segundo dia de fiscalização da rodovia, foi impedido o tráfego de 147 caminhões pela MT-251. Conforme os militares que estão de guarda no local, desde o dia da publicação da portaria, 98 veículos foram parados. Já na quinta-feira, o número diminuiu para 49.

Ao todo, dois postos de guarda foram montados, um no Terminal Turístico da Salgadeira e outro na rotatória que dá acesso ao Distrito de Água Fria, uma vez que a restrição total é aplicada justamente entre esses dois pontos, com atuação durante 24 horas.

DEZ PONTOS DE CRITICIDADE

Conforme o estudo, toda a escarpa — declive íngreme provocado por erosão — da Chapada é potencialmente instável porque é o processo vigente de dissecação das rochas sedimentares expostas. O problema é que eventualmente porções de rochas sedimentares se movimentam por queda, tombamento e, ocasionalmente, por rolamento. Desta forma, os segmentos em risco são identificados de acordo com a altura da escarpa e com a proximidade entre ela e a pista.

ENTENDA CADA PONTO

Ponto 1. Encosta verticalizada onde a crista possui grandes blocos instáveis. O tombamento de blocos pode resultar em rolamento e atingir a pista. Possuí uma altura de 80m. Localizada no lado esquerdo.

Início: km43+360 Fim: km43+565

Ponto 2. Encosta verticalizada com blocos instáveis relativamente afastados da rodovia, mas com risco de rolamento. Alguns blocos individualizados mais próximos precisam ser removidos. Localizada no lado esquerdo.

Início: km43+710  Fim: km44+160

Ponto 3. Encosta com blocos instáveis relativamente afastada da rodovia. Também possui materiais com capacidade de tombamento e deslocamento até a rodovia. Localizada no lado esquerdo.

Início: km44+430 Fim: km44+575

Ponto 4. Encosta verticalizada com grandes blocos instáveis, especialmente próximos ao início e final do segmento. Localizada no lado esquerdo.

Início: Km44+815 Fim: km45+135

Ponto 5. Grande bloco proeminente que requer estabilização específica. Localizado no lado esquerdo.

Início: km45+190 Fim: km45+325

Ponto 6. Encosta verticalizada relativamente afastada da rodovia. Localizada no lado esquerdo.

Início: km45+380 Fim: km45+575

Ponto 7. Encosta com blocos proeminentes muito próximo da pista. Localizada no lado esquerdo.

Início: km45+750 Fim: km45+915

Ponto 8. Encosta verticalizada com taludes negativos à jusante da rodovia. Localizada no lado direito.

Início: km45+820 Fim: km45+950

Ponto 9. Bloco residual muito próximo da pista. Apresenta taludes negativos, blocos instáveis e uma descontinuidade que sugere movimento de grande massa. Local com risco de queda direta. Localizado no lado esquerdo.

Início: km47+430 Fim: km47+505

Ponto 10. Escarpa de falha com risco de instabilizar atual plataforma viária. Será obrigatória a contenção em caso de alargamento para a direita. Localizada no lado direito.

Início: km47+410 Fim: km47+410 

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