Atletas e membros da comissão técnica das categorias sub-11, sub-13 e sub-14 do Cuiabá participaram, no final da tarde desta segunda-feira (27), de uma palestra sobre Consciência Racial. O evento ocorreu nas dependências da UNIC.
A palestra, organizada pelo Departamento de Humanas da base do Cuiabá, foi ministrada pela psicóloga Camiéle Benedita do Carmo, pós-graduanda em Políticas de Ações Afirmativas e coordenadora de Relações Étnico-raciais do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP/MT).
Questões como violência racial no esporte, racismo estrutural e representatividade negra nos campos e na sociedade em geral foram abordados por Camiéle durante a conversa com os atletas.
A palestrante também destacou a necessidade de identificar palavras e atitudes racistas no dia a dia e deu orientações sobre como agir diante de situações preconceituosas. Camiéle também comentou sobre as formas de abordar os temas relacionados à consciência racial no esporte, e frisou ser fundamental que não apenas os atletas, mas toda a comissão técnica e staff estejam aptos a combater o racismo.
“O Cuiabá, como clube formador, precisa promover cada vez mais ações como essa, pois a nossa missão não é apenas formar atletas, mas preparar os nossos jovens para a vivência em sociedade. A temática dessa palestra é de extrema importância e vai ao encontro de um dos nossos principais valores, que é o respeito ao ser humano”, afirmou o presidente do Dourado, Cristiano Dresch.
A palestra faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo clube com o intuito de proporcionar uma formação integral aos jovens jogadores do Dourado. Em setembro, membros da comissão técnica das categorias de base já participaram de um debate sobre os direitos da criança e do adolescente, aplicado pelo Ministério Público de Mato Grosso.