Aprosoja e Águas Puríssima lançam projeto que preserva nascentes em MT

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) em parceria com a Águas Puríssima lançaram, na manhã desta quinta-feira (23), um projeto que consiste na divulgação do selo do projeto “Guardiões das Águas”, da Aprosoja, no rótulo das garrafas de água da distribuidora.  O projeto visa conscientizar os produtores rurais de Mato Grosso sobre a preservação das nascentes   localizadas dentro das propriedades rurais.

As novas embalagens com a logo da parceria, lançadas na sede da associação, em Cuiabá, devem estar disponíveis em breve nas prateleiras dos supermercados e distribuidoras.  Por meio do Código QR das embalagens a população poderá ter informações sobre o projeto e o levantamento das nascentes já recuperadas.

Somente ao longo dos últimos três anos, foram 40,3 mil nascentes catalogadas em 36 municípios que produzem soja e milho. Já em 2023, o número subiu para 23.065 nascentes identificadas e catalogadas em 57 municípios de Mato Grosso. O projeto demonstra que de 105.185 nascentes, cerca de 95% estão bem conservadas. 

“A gente sabe que nosso setor sempre é atacado, e as vezes é por falta de conhecimentos. E nosso objetivo justamente é mostrar esse bom trabalho que os produtores de Mato Grosso fazem. Hoje monitoramos mais de 100 mil nascentes dentro de propriedades rurais produtoras de soja e milho do Estado. E o resultado é positivo, onde mais de 95% dessas nascentes estão em bom estado de conservação”, pontua Lucas Costa Beber, atual vice-presidente da Aprosoja-MT e já eleito como novo presidente da Associação para o triênio 2024/2026.

Conforme Lucas, o intuito do projeto é melhorar ainda os números em relação a preservação das nascentes no Estado.

“A Aprosoja se preocupa também em mostrar para o produtor que a preservação pode melhorar ainda mais esses números. Além disso, nossa sociedade precisa conhecer as boas práticas para que ela também seja a defensora, e que a gente possa propagar esses bons números para o mundo. Porque isso é motivo de exemplo, nem o Estados Unidos, países europeus conseguem fazer na conservação como é feito aqui no Estado de Mato Grosso”, disse Lucas.

O diretor comercial da Águas Puríssimas, Filipe Franzer, frisou que empresa sempre trabalha com a ideia da preservação ambiental e o projeto com a Aprosoja vem de encontro com os objetivos ambientais da empresa.

“Quando chegou esse projeto sentimos a conexão. Mesmas ideias, conceitos e valores. É muito importante desmistificar essa questão do agro e a questão ambiental. Temos que mostrar que o agro, as indústrias e as civilizações podem conviver com o meio ambiente, e elas (as indústrias) fazem esse trabalho de preservar”, afirmou Filipe Franzer. 

Guardião das Águas

O Guardião das Águas é uma iniciativa desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em parceria com o Instituto Ação Verde (IAV), e visa orientar e apoiar o produtor rural nas ações ambientais. Os objetivos estão diretamente aliados a conservação de recursos hídricos, à proteção da biodiversidade, em áreas urbanas e rurais.
 

 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *