Engenheiro e presidente associação são presos por envolvimento em plano de fuga da PCE

POR: GAZETA DIGITAL

Presidente da Associação dos Familiares e Amigos de Recuperandos de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) foi presa na operação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCC), na manhã desta quarta-feira (25). Além dela, um engenheiro da cidade também está entre os alvos. Operação busca os mentores do túnel que estava sendo cavado perto da Penitenciária Central do Estado (PCE), em setembro de 2021.

Segundo o delegado Frederico Murta, a investigação queria chegar até os responsáveis pela logística e financiamento do plano de fuga. Assim, conseguiram encontrar 8 pessoas, entre elas, Luiza Vieira da Costa, 27, e Anderson Ramos da Cruz, 36.

Luiza é a presidente da associação e Anderson o engenheiro responsável pelo projeto do túnel. Além disso, há ainda um homem do Piuaí, que recrutou todos os trabalhadores presos em flagrante no dia em que o túnel foi descoberto.

Durante a investigação, foram identificadas compras e grande movimentação bancária de pessoas da cidade, que apontam para indícios de participação. Os 21 mandados que estão sendo cumpridos, 14 são em Rondonópolis, 3 em Cuiabá, dois no Piauí e dois em Salvador, na Bahia.

“todo os alvos de hoje estão envolvidos na parte de logística, como custeio, compra de materiais. O engenheiro foi identificado por meio de várias compras que foram realizadas, a conta dele foi bastante utilizada e ele mantinha contato direto com outros envolvidos”, disse o delegado.  

O túnel

Denúncias anônimas levaram as equipes da GCCO até o local e foi na tarde de 13 de setembro que o flagrante foi dado. No local, foram encontradas 12 pessoas, entre elas 3 menores de idades. Todos os envolvidos são do estado do Piauí. A casa fica cerca de 200 metros da PCE.  

Conforme a polícia, na casa foi encontrada maquinas para bombeamento de água e retirada de terra. Entre os equipamentos, foi apreendido um aparelho de GPS que tinha como coordenada geográfica um dos pavilhões da cadeia.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *