O PSD de Cuiabá anunciou nesta terça-feira (7), a data para o ato de filiação do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), para o dia 11 de dezembro, uma segunda-feira, no Centro de Eventos do Pantanal.
A definição da data foi declarada pelo deputado Wilson Santos (PSD), que é presidente municipal da sigla durante entrevista ao jornal do Meio Dia da TV Vila Real, nesta terça-feira.
“Essa é uma iniciativa do PSD de Cuiabá. Ainda vamos comunicar o deputado Botelho, que está com um pé e meio no PSD. Ele sabe que o governador tem outro candidato. Ele sabe que a primeira dama Virgínia Mendes não quer ele. Então, ele está esperando o governador voltar de viagem para se desligar”, disse Wilson Santos.
No entanto, Botelho ainda não anunciou oficialmente se vai sair do União. Ao Cuiabá Notícias, a assessoria de imprensa do deputado, informou que ele dará uma coletiva antes da sessão na quarta-feira (8), para falar sobre o assunto.
A mudança poderá ocorrer pois o PSD quer tê-lo como candidato a prefeito de Cuiabá no ano que vem, e Botelho tem enfrentado resistência dentro do União Brasil, com o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia para ver quem será o candidato da sigla. Ocorre que o governador Mauro Mendes já admitiu que firmou um compromisso com Garcia para apoiar sua candidatura.
Wilson afirmou que se reuniu com a cúpula do PSD Municipal na manhã desta terça-feira e definiu a programação do evento. Segundo o deputado, Botelho deve aguardar o governador Mauro Mendes, presidente do União Brasil Mato Grosso, retornar da China para comunicar sua saída.
“Ele está com um pé e meio fora do União. Ainda não está com os dois pés porque é ético, cuidadoso e educado. Ele sabe que o governador tem candidato, e não é ele. E o Botelho está com um pé e meio no PSD”, afirmou Wilson.
Segundo Wilson, o presidente do PSD Nacional, Gilberto Kassab, está empolgado com a pré-candidatura de Botelho em Cuiabá. Ele agendou um encontro entre os dois para depois do ato de filiação.
“Ontem [segunda-feira] estive em São Paulo e o presidente Kassab me pediu para levar o deputado Botelho para conhecê-lo. Ele está encantado com a história do Botelho e com o destaque dele nas pesquisas”.
“E eu disse que Botelho é ‘simplão’, ‘cuiabanão’, gente fina, tem um bom coração, teve sucesso como empresário e agora como político. Tem tudo para ser o prefeito de Cuiabá”, emendou.
Disputa no União
Na semana passada, em uma reunião entre Mendes, Botelho e Garcia, o governador sugeriu que uma pesquisa qualitativa seja o principal critério para a definição do candidato da sigla.
Garcia aceitou de pronto, mas Botelho rechaçou. O impasse não foi solucionado, e os pré-candidatos aguardam o retorno de Mendes da China, que deve ocorrer no dia 17 de novembro.