Associação de presos e engenheiro são alvos do GCCO em Rondonópolis

RD NEWS

Associação dos familiares dos presos em Rondonópolis, “Rondonópolis Juntos Somos Mais Fortes”, é alvo de busca e apreensão da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) na Operação Armadillo, deflagrada na manhã desta quarta (25). Investigações apontam que a facção criminosa Comando Vermelho contratou um engenheiro para elaborar o projeto da escavação de um túnel para fuga em massa de detentos da PCE, , a maior unidade penitenciária de Mato Grosso e que abriga criminosos de alta periculosidade.

No total, 8 pessoas estão sendo presas. Além das prisões, foram decretadas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso 12 mandados de busca e apreensão domiciliares e uma ordem de sequestro de imóvel.

De acordo com informações da GCCO, as investigações começaram após a descoberta de um túnel, em setembro do ano passado, que estava sendo escavado de dentro de uma residência, no bairro Jardim Industriário, em direção à PCE.

A Polícia Civil identificou outras oito pessoas envolvidas no planejamento e execução do plano de fuga frustrado. Além das prisões, foram decretadas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso 12 mandados de busca e apreensão domiciliares e uma ordem de sequestro de imóvel.

Durante as investigações, a GCCO apurou que foi realizada a simulação de venda do imóvel utilizado para dar início ao túnel, bem como a participação efetiva de um engenheiro, um dos investigados, que reside em Rondonópolis. A casa usada como base para escavação, no Jardim Industriário, em Cuiabá, foi sequestrada judicialmente.

Investigação

A Combate ao Crime Organizado (GCCO) chegou ao endereço, no Industriário 1, após a Polícia Civil receber uma informação pelo disque denúncia 197. Pelo menos 12 pessoas sendo 10 homens e duas mulheres, que trabalhavam em diversas funções de suporte e execução para cavar o túnel em direção à unidade prisional.

No local estavam armazenados dezenas de sacos de areia e outros materiais retirados do túnel que já tinha, aproximadamente, 30 metros escavados, conforme os próprios suspeitos informaram. Foram apreendidos materiais usados na escavação como pás, picaretas, entre outras ferramentas, além de cestas básicas, reservatórios de água.

A Politec-MT esteve na casa fazendo a perícia e a Defesa Civil do Estado irá ao local hoje (14) para fazer a segurança e realizar a medição do trecho escavado. Os policiais civis não entraram em todo o túnel, pois ainda não é possível estabelecer com exatidão a segurança do espaço escavado.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *