Cuiabá bateu o novo recorde de calor, na tarde dessa quarta-feira (18), com 42,2°C, voltando a ocupar o primeiro lugar na lista de cidades mais quente do país. As altas temperaturas estão acima da média para período devido a uma onda de calor que se instala sobre a regiãi, e deve permanecer até a próxima semana aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O último registro de dia mais quente do ano foi feito no dia 11 de setembro, quando os termômetros atingiram com 41,6°C. A medição foi feita Inmet às 15h.
Segundo um levantamento feito pelo instituto, o último recorde registrado em Cuiabá foi em setembro de 2020, quando a cidade marcou 43,7°C.
Mato Grosso está sobre alerta vermelho de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. O estado pode atingir uma temperatura 5ºC acima da média normal para o período.
De acordo com o Inmet, o aumento na temperatura é causado por uma massa de ar quente e seco que está sob parte do país. Mato Grosso pode atingir uma umidade relativa do ar de 20%, o que é prejudicial à saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nesta quinta-feira (19) os termômetros devem marcar máxima de 42°C. A mínima prevista não passa de 30°C. Na sexta-feira a temperatura varia entre 30°C e 43°C.
No sábado os termômetros devem subir ainda mais, podendo marcar máxima de 44°C. A mínima fica em 29°C. No domingo a temperatura varia entre 29°C e 43°C.
A Defesa Civil que também emitiu um alerta para onda de calor alerta algumas recomendações:
Beba bastante água
Consuma alimentos leves
Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h
Evite banhos quentes, aglomerações e permanência prolongada em ambientes fechados.
Use umidificadores de ar e bacias com água para umidificar os ambientes ou estender toalhas e panos único
Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico
Em caso de incêndios, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.