Os temporais do fim de semana causaram transtornos na região Norte do Estado. De sábado (14) para domingo (15) cerca de 100 postes foram derrubados pela força do vento. As ocorrências deixaram milhares de pessoas sem energia elétrica. Conforme concessionária de energia elétrica, Energisa, as equipes atuam em regime de contingência, com reforço nas cidades mais afetadas.
Em Sorriso (a 396 km de Cuiabá), as rajadas de vento foram tão fortes que entortaram uma rede de transmissão. A concessionária de energia elétrica informou que precisou trabalhar em regime de contingência para atender às demandas. No município de Alta Floresta também foi um dos mais afetados, sobretudo na zona rural.
Na região metropolitana, o temporal de domingo também deixou diversas localidades sem acesso à energia elétrica, principalmente os bairros Três Barras, Jardim Umuarana, Jardim Brasil, Nova Conquista, Jardim Leblon, Jardim Tropical, Jardim Kennedy, Campo Velho, Jardim Califórnia, Jardim Europa, Grande Terceiro, Beira Rio, Asa Bela, Asa Branca, Santa Isabel, Eldorado, Nova Hollywood, Novo Mundo, Paula II.
Segundo a Energisa, 90% dos clientes tiveram a energia restabelecida na noite de domingo.
“As nossas estruturas são projetadas e construídas com materiais resistentes, porém os eventos climáticos dos últimos dias foram extremos”, afirma José Nelson, gerente de operações.
A Energisa alerta para cuidados nos dias de chuva, confira:
– Não ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas;
– Não fazer manutenções durante a chuva, principalmente em telhados, correndo o risco de ser atingido por raios. Os equipamentos elétricos ligados à tomada também não devem ser manuseados em momentos de chuva, pois há chance de choque elétrico;
– Sempre desligar o disjuntor em casos de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa;
– Evitar ficar perto de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados. Não encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigar em lugares abertos, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais;
– Em casos de objetos serem arremessados na rede elétrica por conta de ventos, a orientação é não aproximar e não tentar afastar a fiação.