A secretária geral do diretório do MDB, em Mato Grosso, a deputada Janaina Riva, afirmou que está descartada a possibilidade da sigla apoiar qualquer candidato escolhido pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), nas eleições de 2024. O MDB ainda não sinalizou ter candidato próprio, para disputar o Alencastro.
No entanto, o pré-candidato escolhido por Emanuel, é o vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa (PV), que lançou sua pré-candidatura nesta sexta-feira (6), na Capital.
“Não temos uma opção de candidatura própria, mas como eu tenho dito, também não queremos ser barriga de aluguel. Vamos fortalecer a chapa de vereadores, pensar lá na frente e reconstruir o partido. Nós não queremos o candidato do Emanuel no partido”, disse Janaina.
Janaina disse que ainda o intuito do Diretório Estadual é mostrar que o partido não compactua com as ações de Emanuel. Segundo a parlamentar, as recentes operações policiais na Prefeitura de Cuiabá seriam um dos principais motivos do MDB querer se “descolar” de Emanuel.
“A intenção hoje do Diretório Estadual, especialmente, é não estar no mesmo palanque que Emanuel. Queremos colocar o MDB em palanque oposto ao do Emanuel para demonstrar que as suas ações, as suas atitudes são individuais e não são com respaldo partidário. Você dá uma chance, dá duas, dá três, mas essa hiper exposição está causando prejuízo ao partido no Estado como um todo, porque a Capital reflete no interior. Enquanto Emanuel estiver no partido, dificilmente teremos um candidato competitivo, com chances reais que queira se filiar ao partido”, pontuou.”, completou.
Conforme o vice-presidente do MDB, deputado federal Juarez Costa, na falta de candidato próprio, a sigla deve apoiar Eduardo Botelho à Prefeitura de Cuiabá.
“Em Cuiabá, se não tiver candidatura própria deve seguir com o Botelho. Eu, particularmente, gosto muito do Botelho, acho um cara extremamente preparado. Gosto, adoro o Botelho. Então, vai ter uma definição aqui que é o MDB municipal que define. Mas acredito que se o MDB tiver inteligência, deve caminhar com o Botelho”, destacou Juarez.