A demanda de milho referente a safra 2022/23 em Mato Grosso apresentou leve incremento de 0,30% em outubro no comparativo com setembro. A projeção do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta um volume de 50,84 milhões de toneladas, segundo relatório de Oferta & Demanda divulgado ontem (2).
Na safra 2022/23 foram colhidas no estado 52,504 milhões de toneladas de milho.
O reajuste mensal, explica o Imea, foi impactado pela exportação do cereal, cuja perspectiva aponta um escoamento de 31,23 milhões de toneladas, uma elevação de 0,71% ante o relatório anterior.
“Essa maior perspectiva de volume a ser escoado ocorre em decorrência dos envios recordes que o estado realizou no último mês, além das expectativas dos próximos meses de acordo com os line–ups”.
Consumo de milho dentro do estado
De acordo com o Imea, a alta da demanda por milho frente ao relatório de setembro “só não foi maior devido a menor expectativa de consumo MT ante a última estimativa, de 0,50%, influenciado pela diminuição no consumo animal”.
O indicador do instituto aponta um consumo interno de 14,27 milhões de toneladas de milho. No que tange ao consumo interestadual as estimativas são de 5,09 milhões de toneladas.
Canal Rural