O prefeito de Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), consagrou-se presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) nesta segunda-feira (2). Ao todo, 126 prefeitos participaram da votação, que ocorreu na sede da entidade entre 9h15 e 17h. Bortolin derrotou Neurilan Fraga, que tentava a quinta reeleição consecutiva, por 68 votos contra 58.
Leo pretende trazer a renovação à entidade, e reforçou o compromisso com os municípios, em especial os menores, de instrumentalizar a entidade e proporcionar melhorias administrativas aos seus filiados.
Um dos principais objetivos de Leo será convidar os prefeitos que se afastaram da entidade para voltar a fazer parte da Associação após o fim do ‘império’ de Neurilan Fraga. O presidente eleito também deve propor mudanças estatutárias para avaliação de todos os prefeitos como o fim das reeleições sucessivas na instituição.
Neurilan, tentava o quinto mandato, concorreu sub judice e mesmo se, ao fim da contagem de votos, tivesse placar favorável, poderia ter os votos anulados por força de decisão judicial. Isso porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, validou decisão local que reconheceu irregularidades no registro da chapa do candidato derrotado.