O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), denunciou na Justiça nesta segunda-feira (25) o ex-deputado estadual José Joaquim de Souza Filho, “Baiano Filho”, por lesão corporal contra a sua companheira. O crime aconteceu em Confresa (1.050 km de Cuiabá), no dia 27 de agosto. Conforme o documento protocolado pela 1ª Promotoria de Justiça de Porto Alegre do Norte (a 1.022 km de Cuiabá), o ex-parlamentar deverá responder por lesão corporal contra a companheira. A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão.
Conforme a denúncia do MP, o crime foi cometido no dia 27 de agosto, por volta das 00h48, no município de Confresa (a 1.049 km de Cuiabá). Segundo apurado, na data dos fatos, denunciado e vítima, que convivem em união estável, voltavam de uma festa quando, no caminho para a residência do casal, iniciaram um desentendimento dentro da caminhonete dirigida por Baiano Filho. Momento em que a vítima foi agredida fisicamente, ocasionando lesões no nariz e rosto.
Na denúncia, a promotora de Justiça substituta Daniela Moreira Augusto requer também o pagamento de valor mínimo para reparação dos danos materiais e morais causados pela infração, nos termos do art. 387, inciso IV, do Código de Processo Penal.
Relembre o caso
Baiano Filho foi detido pela polícia na madrugada do dia 27 de agosto sob suspeita de agredir a esposa dentro de um veículo. Em imagens registradas por testemunhas, é possível ver a vítima ferida e com um sangramento no rosto.
O político foi detido, mas logo liberado. Imagens e vídeos da situação mostram a vítima com ferimentos e sangrando no rosto. O filho do casal, uma criança, ficou no meio de toda a situação.
De acordo com o registro da Polícia Militar, os policiais faziam rondas pela avenida Santo Afonso, quando foram abordados por populares informando que teria um homem em uma caminhonete branca agredindo uma mulher dentro do veículo em frente a um estabelecimento. Os policiais foram até o local e se depararam com a vítima com uma lesão no rosto, pedindo socorro. Ela informou que seu marido a teria agredido por motivo fútil.