Incêndio destrói nove casas em aldeia e deixa indígenas desabrigados

Cerca de 70 indígenas da aldeia Santa Clara, em Campinápolis (a 544 km de Cuiabá) ficaram desabrigados após nove casas serem atingidas por um incêndio no último final de semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes estão monitorando a região e realizando o rescaldo no local para evitar novos focos de incêndio. 

O incêndio teve início no sábado (23). De acordo com o levantamento do Corpo de Bombeiros, a Aldeia Santa Clara conta com uma população indígena de 300 pessoas e 70 delas moravam nas nove casas destruídas pelo fogo. 

“Nós recebemos o chamado da secretária Grasielle, e até aquele momento não havíamos sido acionados pela Funai e nem pelo Ibama. Só para deixar claro: dentro das Terras Indígenas a responsabilidade é da Funai, porém quando eles não têm equipe para atender, ou seja, quando passa da capacidade deles, eles precisam nos acionar”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges. 

No domingo (24), não houve a detecção de novos incêndios . As equipes estão realizando o rescaldo de alguns pontos que ameaçavam reignição, além do monitoramento in loco.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *