Mato Grosso está no coração do Brasil, e é dono de belezas exuberantes nos quatros cantos do Estado. Com um potencial turismo em quase todos municípios, os atrativos são para todos os gostos e bolsos. O Cuiabá Notícias a partir de agora vai trazer a cada final de semana um atrativo turístico do estado, contando a história do local, dando dicas de hospedagem, passeios e restaurantes.
Para isso vamos contar com parceria das agências de turismo que oferecem passeios e excursões com traslado, hospedagem e day-use. Os pacotes oferecidos para quem quer descansar ou se divertir com família e amigos com opções mais tranquilas e outras mais “radicais” para quem quer aventura.
A empresária e guia de turismo Tânia Mara, proprietária da agência TM Esportes Radicais especializada em turismo, ecoturismo e aventura, está há quase oito anos no mercado.
Tânia Mara é formada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, tem formação em Guia de Turismo Nacional e América do Sul pelo SOER em 2020, é Brigadista, Professora de Dança de Salão, possui vários cursos de primeiros socorros além de vários cursos relacionados ao turismo.
Com uma bagagem imensa e apaixonada pelas belezas naturais, e esportes radicais, Tânia após 17 anos ministrando aulas de natação para bebês, crianças, adultos e treinamento, ficando aproximadamente 8 horas por dia dentro da piscina, em 2015 ela desenvolveu uma alergia severa ao cloro usado para limpeza da água.
Na época morando em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá), Tânia deu início a TM Esportes Radicais, quando juntou um grupo de amigos e começamos a fazer trilhas.
De volta a Cuiabá em novembro daquele ano, ela já abriu a agência TM Esportes Radicais e começou a trabalhar com Turismo em Mato Grosso. Hoje a agência oferta passeios nacionais e alguns destinos internacionais.
Atrativos turísticos de Mato Grosso
Na lista dos atrativos mais procurados de Mato Grosso estão as cidades de Chapada dos Guimarães, Pantanal, Nobres, Vila bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Primavera do Leste que traz um dos mais novos atrativos turísticos do estado, a Lagoa Azul Encantada, Cáceres, Nova Xavantina, entre outros.
Nosso destino deste final de semana é a cidade de Cáceres, conhecida pelo seu potencial de pesca esportiva, a princesinha do Pantanal tem dezenas de outros atrativos que ainda são poucos conhecidos pelos mato-grossenses e brasileiros.
Um deles é a Dolina da Águas Milagrosas, as águas milagrosas dão origem ao nome, de acordo com historiadores, deve-se ao fato de suas águas terem sido usadas para curar as enfermidades de escravos fugitivos da Fazenda Jacobina, localizada na região.
Outro fato intrigante da história da Dolina Milagrosa é que até hoje não se sabe a profundidade do lago do local. Ela é considerada a sétima caverna mais profunda do Brasil. O local foi aberto oficialmente para o turismo, em 2008. O fato é que a Dolina Milagrosa tem uma atmosfera deslumbrante e única.
Como chegar:
Localizada a cerca de 25 km de Cáceres, pela estrada da MT-343, pesquisadores estimam que a dolina tenha se formado há centenas de anos, por deterioração da própria terra.
A trilha que leva até a água milagrosa tem aproximadamente 850 metros, ladeada pela vegetação local. Uma subida íngreme anuncia a chegada ao topo do morro. Lá de cima, o verde azulado da água já pode ser visto entre as árvores, bem como os pouco mais de 200 degraus da escada de madeira para desce até o nível de água. Na volta os 200 degraus esperam por todos.
Uma das principais curiosidades do local é que a dolina tem duas colorações durante o ano, azul e verde. Na alta temporada, que é o período de estiagem, entre maio e setembro, é azul. Entre outubro e abril, na baixa temporada, é verde devido à proliferação de algas causadas pelo período de chuvas.
O local já teve observações e medições feitas com profissionais. No mergulho do lago, foram alcançados até 183 metros de profundidade, ainda sem chegar ao fundo. O total da área, que é considerada uma reserva legal, é de 205 hectares, com 90% de área verde. A única parte desmatada é na casa da família proprietária do local, onde fica o restaurante e uma área de descanso para os turistas. Os proprietários desenvolvem atividades de turismo rural e ecoturismo.
Funcionamento
Para os turistas que quiserem conhecer mais de perto e contemplar a beleza do local, o estabelecimento funciona por agendamento de reserva no formato day-use. O local não disponibiliza hospedagem e tem capacidade de atendimento de grupos de até 20 pessoas, em tempo estimado de 2 horas.
A fazenda, conta com infraestrutura para receber os turistas. Há um restaurante, que oferece não apenas refeições como aluguel de equipamento de stand up paddle ou para flutuação.
A TM Esportes Radicais oferta passeios ecológicos e viagens de aventura para todo o Estado com diversas opções de pacotes, além de destinos nacionais e internacionais.
Para a Dolina Milagrosa em Cáceres o pacote inclui: Stand Up Padlle a vontade, seguro viagem, empresa e guias habilitados, voucher de entrada livre, equipamentos para flutuação (óculos, snorkel), equipamentos de segurança (colete salva vidas), almoço espetacular e emoções maravilhosas.
Para mais informações fale com Tânia Mara por meio do telefone (65) 99979 – 5676. Você também visitar as redes socias da TM Esportes Radicais aqui