Com 304 anos, Cuiabá possui história que se faz presente em pontos turísticos através das igrejas, rotas de gastronomia, Museus, espaços culturais e galerias de arte, Centro Histórico, rota das cervejas artesanais, rota dos balneários, pesca esportiva, calendário de eventos, entre outros.
Por ser uma cidade antiga, Cuiabá mistura modernidade com antigos edifícios e patrimônios históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para manter a história da cidade. Além disso, possui uma mistura das antigas culturas locais, culturas de diferentes tribos indígenas, e também a cultura dos imigrantes e colonizadores que se estabeleceram no local, principalmente do sul do Brasil, formando uma diversidade cultural nos quatro cantos da cidade.
Além dos pontos turísticos da cidade, a Capital mato-grossense abriga diversos parques urbanos e é a porta de entrada para visitar destinos de ecoturismo da região, como o Pantanal, a Chapada dos Guimarães e Nobres, entre outras.
O Cuiabá Notícias conversou com o secretário de Turismo de Cuiabá, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, que revelou os novos projetos da prefeitura para fomentar o turismo na Capital.
“Nós estamos desenvolvendo um projeto que é fazer voltar a cidade para o Rio Cuiabá. Hoje a cidade está de costas para o Rio, porque culturalmente foi desenvolvido no passado uma cultura que virou a cidade de costa para o Rio. E a gente vê nas cidades litorâneas, ou banhadas por rios de água doce, que são voltadas para o rio, porque o rio dá vida a cidade. E, esse é nosso projeto, estamos trabalhando com as Trades Turísticas de cada segmento para colocar esse projeto em ação, esse conceito de voltar a cidade para rio”, declara.
Conforme o secretário, toda a Orla do Porto está sendo reestruturada e será o novo complexo de turismo da Capital. Entre elas, a Orla do Porto I e II, Mercado Municipal, Shopping Orla e o Aquário Municipal. Para 2024 estão sendo preparados novos atrativos turísticos para entretenimento na Capital.
“Um dos novos projetos está voltado para turismo náutico, que será a Rota Fluvial do Peixe. Teremos embarcações turísticas que sairão da Orla do Porto com destino a São Gonçalo Beira-Rio, na região do Coxipó, onde temos diversas peixarias. Esta será a primeira rota que deve ser lançada nas comemorações do aniversário de Cuiabá. A segunda rota vai até a Bonsucesso, em Várzea Grande, onde já tem uma rota do peixe lá. Esses projetos vão fomentar o turismo e agregar na economia de vários segmentos econômicos da Capital e região”, conta.
Outra novidade no turismo cuiabano para 2024 será a Rota do Ouro, comitiva no formato de cavalgada saindo de Cuiabá com destino ao Coxipó do Ouro. O trecho já é percorrido durante a Festa do Divino, padroeiro de Cuiabá que acontece anualmente e já faz parte da tradição Cuiabana.
“Nós temos outros projetos, além da Rota Fluvial do peixe e Rota do Ouro, estamos desenvolvendo o turismo de base comunitária. Onde vamos escolher alguns bairros da Capital, principalmente periféricos. Lá vamos estruturar o Centro Comunitário, e buscar com a comunidade montar um Museu com a história do bairro, com acervo fotográfico, peças antigas, titularização. Vamos construir a história daquela comunidade, para que o turista possa conhecer a história dos bairros de Cuiabá. A história não é futuro, tem que ter o passado”, explica.
Ainda na lista dos novos atrativos turísticos a serem implementados na Capital, está o turismo religioso, que consiste em um circuito das igrejas históricas de Cuiabá. A rota está sendo elaborada com cooperação técnica da Arquidiocese de Cuiabá, por do padre Deusdédit Monge.
“Se a gente tiver diversidades nas atrações turísticas e a gente souber mostrar para o turista que na Orla do Porto tem um barco que ele pode pegar e ir até o São Gonçalo Beira-Rio, saber que tem uma Rota Religiosa, saber dos nossos atrativos, pode ter certeza que vai ‘bombar’. Nós precisamos só emplacar isso, mostrar que aqui tem um museu que mostra toda a história da cidade, temos inúmeros atrativos”, frisa.
O secretário lembrou que a Capital conta ainda com o aplicativo Turismo Cuiabá, que contém o mapeamento completo das opções turísticas da zona urbana e rural da Capital.
Para fortalecer a divulgação dos atrativos turísticos da Capital, que é porta de entrada para ecoturismo do Pantanal, a Chapada dos Guimarães e Nobres, Tangará da Serra e outras cidades turísticas de Mato Grosso, a secretaria está formando uma cooperação técnica com Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá.
“Nós estamos formando cooperação técnica com as prefeituras da Baixada Cuiabana, que compõem 13 municípios incluindo Cuiabá e Várzea Grande. Essa cooperação, consiste em, mostrando nosso aplicativo que nós temos, nós podemos divulgar o município deles, porque se você divulga a base, a Capital cresce. Cuiabá é uma referência, é por onde o turista chega, seja de carro, avião, ônibus, e daqui que ele sai para conhecer os pontos turísticos de outros municípios.
Ainda conforme o secretario, estão sendo projetos o turismo de convenção e turismo rural.
O Cuiabá Notícias separou alguns atrativos turísticos da Capital que você pode visitar. Confira:
Orla do Porto
A Orla do Porto acompanha as margens do Rio Cuiabá e tem cerca de 1.300 metros de extensão. Recentemente a orla foi toda revitalizada, ganhando uma nova cara e tornou-se uma importante atração em Cuiabá MT.
Além do calçadão, ideal para caminhadas, ao longo da orla há atrações variadas, como museus, lojas, além dos vários restaurantes com ótimas opções para fazer sua refeição observando o rio.
Conheça algumas atrações da Orla do Rio Cuiabá:
Vila Cuiabana
A Vila Cuiabana foi reinaugurada no dia 31 de dezembro de 2021, localizada às margens do Rio Cuiabá, após revitalização por parte da prefeitura com objetivo de representar a cultura da arquitetura cuiabana. É formada por um conjunto de casarões históricos coloridos e muito bem estruturados, feitos de alvenaria. Durante o Carnaval, o local fica ainda mais movimentado e alegre.
Praça da Orla do Porto
No início da Orla do Porto há uma área larga no calçadão onde há um mirante do rio Cuiabá e a ponte, além de um prédio histórico onde funcionava o Museu do Rio, que hoje conta com restaurante e loja de artesanato.
Centro Geodésico da América Latina
O Centro Geodésico é basicamente o ponto que tem as mesmas distâncias do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico, ou seja, é o “coração” da América do Sul e este ponto foi calculado pelo Marechal Cândido Rondon no ano de 1909.
Localizado na Pascoal Moreira Cabral, é simbolizado por um grande obelisco de 20 metros de altura, feito de alvenaria e revestido com mármore branco. Apesar de simples, é um dos pontos turísticos de Cuiabá, bastante procurado.
SESC Arsenal
O SESC de Cuiabá, mais conhecido como SESC Arsenal, conta com diversas áreas de atuação, entre elas: área de alimentação, espaço do artesanato, galeria e ateliê das artes, bibliotecas, academia, piscina, salas de dança, pilates, música e artes cênicas, além de teatro e cinema.
O prédio histórico onde o SESC foi instalado teve a construção iniciada em 1819, onde funcionava o Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso, utilizado para a Guerra do Paraguai.
O horário de funcionamento varia de acordo com cada setor:
- Área de Alimentação: De terça a sábado, das 14h às 21h.
- Espaço do Artesanato: De terça a sábado, das 14h às 21h.
- Galeria de Artes: De terça a sábado, das 14h às 21h.
- Domingos e feriados: Das 14h às 20h.
Museus
Palácio da Instrução e Museu de História Natural e Antropologia
O Palácio da Instrução foi construído no ano de 1913 e possui estilo neoclássico. Já foi sede de várias escolas e instituições da cidade, e atualmente sedia a Secretaria Estadual de Cultura, o Museu de História Natural e Antropologia e a Biblioteca Pública.
O edifício é formado por alicerces em pedra canga e cristal, as suas paredes de adobes e tem cerca de 80 cm de largura. O Palácio é de cor amarela e tem decorações em relevo.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 18h.
Museu do Morro da Caixa D’água
Situado em uma parte alta do centro da cidade de Cuiabá MT, o local comportou por 140 anos (de 1867 a 2007) as caixas d’água que abasteciam a cidade com água vinda do Rio Cuiabá.
A partir de 2007 o local foi transformado em um museu que expõem peças do antigo encanamento que abastecia a cidade, além de exposições temporárias de obras de arte de artistas locais.
O museu é dividido em três áreas que compõem a parte de baixo. Na parte de cima, há uma praça, restaurantes, decks, banheiros, e uma cascata artificial.
Horário de funcionamento:
- De terça a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 18h.
- Sábado e domingo: das 10h às 12h e das 13h às 17h.
- A entrada é gratuita.
Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som foi inaugurado no ano de 2006 com a intenção de preservar a história de Cuiabá e está localizado no famoso sobrado do Alferes Joaquim Moura no centro histórico da cidade.
O museu é composto por cerca de 30.000 fotos que contam a história de Cuiabá, além de documentos, filmes em VHS e cassete, além de discos em vinil que juntos formam um grande acervo que revive o passado da cidade.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 14h às 18h.
Museu de História Natural Casa Dom Aquino
Construído em 1842, a antiga casa de Dom Aquino e Joaquim Murtinho, personagens ilustres da história de Cuiabá e de Mato Grosso, é considerada Patrimônio Histórico Estadual e hoje abriga o Museu da História Natural.
O principal objetivo do local é transmitir conhecimento sobre a história e pré-história. O local expõe peças de arqueologia e paleontologia, além da própria construção histórica localizada do ladinho do Rio Cuiabá.
Horário de funcionamento: De quarta a domingo, das 8h às 18h.
Entrada gratuita.
Museu de Arte Sacra
Sediado no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição em Cuiabá, o Museu da Arte Sacra de Mato Grosso foi fundado em 1980. As peças reunidas no acervo são oriundas da Antiga Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, além de outras doações de pessoas importantes.
O acervo constitui peças artes de estilo barroco, rococó e neoclássico e é o maior de todo o Mato Grosso. As peças são datadas desde o século XVII até o XX e entre elas, temos retábulos, pratarias, imagens, alfaias.
Horário de funcionamento:
- De quarta a domingo, das 9h às 17h.
- O ingresso custa R$10 (ref. junho 2022).
Parques e praças
Parque Mãe Bonifácia
Parque Mãe Bonifácia, inaugurado no final de 2000, o parque recebe esse nome em homenagem a uma famosa escrava que era curandeira e conhecida e controlava um quilombo. Com 77 hectares, a flora do cerrado é muito preservada no parque, assim como a fauna, com animais como: saguis, cutias, gambás, cobras, além das aves.
Dentro da área do parque, há cinco trilhas, além de mirantes e praças. Nele também são encontrados espaços para a prática de lazer, de atividades físicas e para estudo e conhecimento.
Horário de Funcionamento: Todos os dias: das 06h às 18h.
Parque das Águas
O Parque das Águas é uma das principais atrações da lista do que fazer em Cuiabá. Tem uma área de cerca de 270.000 m² e foi inaugurado em 2016. O parque é composto de pistas de caminhada, ciclovia, academias e diversas opções para lazer. O grande destaque do Parque das Águas fica por conta do Show das Águas. Com mais de 70 metros de comprimento, a fonte luminosa é formada por jatos que fazem movimentos e coreografias ao som de músicas, criando um verdadeiro espetáculo.
Horário de funcionamento: Todos os dias: 24h.
Parque Tia Nair
O Parque Tia Nair foi criado em 2007 e ampliado em 2015. Localizado no bairro Jardim Itália, tem uma área de cerca 200.000 m² e recebeu esse nome em homenagem à tia-avó do proprietário do parque. Trata-se um passeio ecológico, com espaços para a prática de esportes e de lazer. O parque possui um grande lago com uma ilha no centro e é repleto de capivaras e outros animais.
Horário de funcionamento: Todos os dias: das 06h às 00h.
Parque da Família
O Parque da Família é um dos mais novos pontos turísticos de Cuiabá, inaugurado em abril de 2019. É mais uma área verde, um espaço de lazer, prática de esportes e atividades físicas na cidade, com 32.000 m² de área. O local antes era um lixão e a obra foi de grande importância para a melhora da qualidade desta região da cidade de Cuiabá. O Parque possui trilhas, campos de futebol, academias, fontes e diversas atrações de lazer em geral.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h às 22h30.
Praça da República
Localizada no Centro Histórico, a Praça da República faz parte da história da cidade e tem cerca de 100 anos de existência. Ao seu redor se concentram outras atrações da lista do que fazer em Cuiabá, como a Catedral Bom Jesus, o Palácio da Instrução e o Museu Histórico.
A praça já foi palco de diversos acontecimentos religiosos e políticos e é conhecida como Praça da Matriz. A praça é bem arborizada, mas espaçosa e conta também com as Estátuas das Estações.
Praça Alencastro
Inaugurada em 1882, a Praça Alencastro foi a primeira praça de Cuiabá. Rodeada por importantes órgãos públicos da cidade, como a prefeitura de Cuiabá, o local é palco de diversas manifestações culturais.
A praça é composta por jardins, fontes, é bem arborizada e com as calçadas formadas por azulejos de tom alaranjado. Há também uma grande figueira que chama a atenção e a catedral que fica ao lado.
Praça Ipiranga
A Praça do Ipiranga fica localizada no centro de Cuiabá e carrega muita história. O local já abrigou um Mercado Municipal e feiras que fizeram parte do comércio da cidade.
Passou por revitalizações no ano de 2018, para preservar um pouco da história da cidade e melhorar a sua aparência. Seus jardins foram melhorados, assim como a estrutura geral. O chafariz que é um grande símbolo da praça também foi restaurado.
Centro Histórico
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Centro Histórico de Cuiabá, é a região onde nasceram as primeiras ruas da cidade após a descoberta de ouro nas proximidades do córrego Prainha em 1721.
No centro histórico são encontrados edifícios desde o século XVII, tendo a maioria das características arquitetônicas coloniais, além dos estilos neoclássicos e ecléticos. No centro histórico, podemos encontrar igrejas, museus e memoriais.
Igrejas
Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
A Igreja mais antiga de Cuiabá foi construída durante os primórdios da cidade, em torno de 1730 e está localizada na Praça do Rosário no Centro Histórico. Inicialmente a construção foi feita de barro, mas com reformas e revitalizações, chegou às características coloniais atuais.
Atualmente a fachada é típica da arquitetura colonial brasileira, uma igreja simples, mas muito bonita, que conta com uma torre na lateral. Já, em seu interior podemos encontrar decorações no estilo barroco, e a talha detalhada em dourado e prata.
Horário de funcionamento:
- Segunda: Das 09h às 20h.
- Terça: Das 04h às 06h e das 09h às 21h.
- Quarta a sexta: Das 09h às 21h.
- Sábado: Fechado
- Domingo: Das 06h às 08h e das 18h às 20h.
Igreja Nosso Senhor dos Passos
A igreja Nosso Senhor dos Passos é também uma das atrações mais antigas da lista do que fazer em Cuiabá. Foi fundada em 1792 e passou por algumas reformas, segundo escrituras em sua fachada.
A arquitetura da igreja é de estilo colonial, é composta por uma torre sineira na parte lateral e tem uma planta formada por uma única nave, uma capela-mor. Possui diversas peças como castiçais e crucifixos oriundos da Antiga Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Horário do funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 18h.
Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus
A Catedral do Senhor Bom Jesus foi construída no ano de 1723 quando Cuiabá ainda estava se formando. Porém foi demolida e construída uma nova igreja, que foi inaugurada em 1973, dedicada ao padroeiro da cidade, Senhor Bom Jesus.
A atual aparência da igreja é de estilo bizantino, com 40 metros de altura e 100 metros de comprimento. Conta com duas torres sineiras com relógios, a sua parte interna é formada por uma grande nave central bem colorida e muito decorada.
Horário de funcionamento:
- Segunda, das 13h às 18h.
- De terça a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 18h.
- Sábado: das 8h às 12h.
Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho
Localizada no Morro do Seminário, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho é um dos templos mais antigos de Cuiabá. Tem origem no final do século XVIII, mas a atual estrutura foi construída no ano de 1956.
A igreja possui arquitetura em estilo neogótico inspirada nas catedrais francesas, inclusive na Catedral de Notre Dame. O templo possui uma grande torre central, com detalhes em relevo, uma rosácea de vitrais no meio. O interior da Igreja é de grande beleza e muito bem detalhada.
No local funciona o Museu da Arte Sacra que iremos mostrar abaixo, e também oferece uma boa vista da cidade.
Horário de funcionamento:
- Segunda, das 07h às 11h e das 16h às 20h;
- Quarta, das 18h30min às 21h;
- Sexta, das 18h30min às 21h;
- Domingo, das 06h às 07h e das 09h às 12h.
Santuário Nossa Senhora Auxiliadora
A igreja católica de Nossa Senhora Auxiliadora de Cuiabá, Mato Grosso, foi construída em 1914, em estilo neogótico, e é a única igreja da cidade que possui abóbadas de aresta.
Horários de missa:
- Sábado: Às 6h30 e às 19h.
- Domingo: Às 6h30, 8h, 10h30, 17h à 19h