Um incêndio já destruiu mais de 40 hectares de floresta do Parque Estadual Cristalino II, localizado entre Alta Floresta (a 800 km de Cuiabá) e Novo Mundo (a 791 km de Cuiabá). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso as equipes foram acionadas no domingo (10), para combater um incêndio.
Conforme os bombeiros, as equipes ainda estão no local atuando no combate ao fogo. O Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, e o Comando Regional 7, Alta Floresta, monitoram remotamente o incêndio com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.
Conforme o Instituto Centro de Vida (ICV) dados de satélite mostram três frentes de fogo dentro da área que foi desmatada e queimada no ano passado. As chamas ainda não foram controladas.
O Parque
Ao todo o Parque conta com 66 mil hectares e está localizado entre o Rio Teles Pires e a divisa com o Pará, no qual abrange os municípios de Novo Mundo e Alta Floresta.
Além do fogo na região, o parque também estava no centro de uma disputa jurídica e política.
A Justiça havia decretado a extinção da unidade, mas o Ministério Público recorreu da decisão e alegou que não havia sido intimado e, assim, houve violação do Código de Processo Civil e da Constituição Federal.
Localizado em zona de vegetação, que transita entre savana e floresta amazônica, possui nascentes de águas puras e grande variedade de espécies da flora e da fauna de grande porte. Por essa razão, o local é considerado uma área prioritária na conservação da Amazônia.