Senar oferece curso de inseminação artificial em bovinos em cinco cidades de MT

Foto: Senar – MT

Inseminação artificial em bovinos e manutenção de tratores agrícolas são alguns dos cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), a partir deste mês de setembro. As capacitações contemplam cursos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e programas especiais. 

O curso de inseminação artificial em bovinos está programado para as cidades de Dom Aquino, Ribeirão Cascalheira, Castanheira, Pontes e Lacerda e Confresa. Os participantes aprenderão sobre vantagens e limitações da inseminação artificial, importância da sanidade, nutrição e assistência técnica, manejo reprodutivo e avaliação de índices zootécnicos, esquema de Trimberg e parte prática.

Para quem deseja aprender manutenção de tratores agrícolas terão cursos em Água Boa, Canarana e Colniza. O treinamento com carga horária de 40 horas ensina a manutenção do sistema de alimentação de ar, de alimentação de combustível, de arrefecimento do motor, de lubrificação do motor, do sistema hidráulico e elétrico do trator.

Dentre os cursos de Formação Profissional Rural previstos, também, para setembro, está o de aplicação de defensivos agrícolas utilizando pulverizador autopropelido. Ao todo serão 16 ofertados nos municípios de Nova Xavantina, Primavera do Leste, Sinop, Bom Jesus do Araguaia, Alto Garças, entre outros. O treinamento conta com carga horária de 40 horas e contará com técnicas sobre métodos de controle de pragas e doenças, componentes do equipamento de pulverização, vazão de pulverização, verificação dos sensores da máquina e lavagem das embalagens.

Em colaboração Canal Rural

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *