A Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) contratou a empresa Costa Oeste por R$ 43,4 milhões para prestar serviços de limpeza de ruas em Cuiabá.
A contratação, publicada na Gazeta Municipal desta quinta-feira (30), foi feita por meio de um pregão presencial. O documento foi assinado pelo diretor-geral da Limpurb, Junior Leite.
A Costa Oeste com sede em Toledo, no Paraná, foi aberta em 2005. Seu capital social é de R$ 5 milhões.
A Costa Oeste vai realizar serviços de limpeza das vias e calçadas, capinação e pintura de meio-fio nos bairros de Cuiabá. Os funcionários da empresa ainda deverão fazer a manutenção da limpeza de praças e dos parques Tia Nair, das Águas, da Família e das Nascentes, além da limpeza de córregos.
A contratação ocorreu após a Eletroconstro, que prestava serviços desde 2012, protocolar um pedido de desistência do contrato com a Prefeitura, em março deste ano. Nos meses anteriores ao rompimento do contrato, a Eletroconstro vinha sendo acusada de não pagar trabalhadores terceirizados. Em março, houve protestos em frente à sede da prefeitura.
Nesta época, de um lado estavam os empresários e proprietários de caminhões alegando que estavam sem receber havia seis meses; por outro lado, a Eletroconstro afirmava que não poderia pagar porque aguardava os repasses da prefeitura.
O outro lado
Por meio de nota, a assessoria de imprensa confirmou que o pregão presencial ocorreu por conta da desistência da empresa EletroConstro em atuar pela prefeitura.
A Limpurb ainda afirmou que contrato é anual e “não necessariamente todo o serviço será utilizado”, podendo, assim, diminuir o montante a ser pago efetivamente a Costa Oeste.
Leia a nota:
Sobre a contratação da empresa Costa Oeste para fazer os serviços de limpeza em Cuiabá, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana – Limpurb esclarece:
-A contratação foi realizada por meio de pregão presencial.
-O pregão é um termo de referência, ou seja, não necessariamente todo o serviço será utilizado. O prazo é anual.
-O contrato inclui fornecimento de mão de obra e todos materiais e ferramentas necessários para a execução do serviço para toda a cidade, em mais de 450 bairros da capital.
-O edital foi publicado no Portal da Transparência da Prefeitura.