Para ampliar a vacinação em crianças em Cuiabá, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) oferecerá, gratuitamente, cursos de capacitações complementares para os profissionais que estão nas unidades básicas atuando com vacinações. A ação faz parte de uma parceria firmada, nessa quarta-feira (30), com o Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde.
A iniciativa começa de forma imediata produzindo um diagnóstico sobre a cobertura vacinal e as capacitações de profissionais que atuam nas unidades básicas. O levantamento que será feito pela equipe de Atenção Primária da Saúde de Cuiabá terá dados segmentados por unidade básica de saúde.
O objetivo é conhecer a realidade da imunização infantil no município de forma detalhada, possibilitando o planejamento conjunto de ações para que as vacinas cheguem às crianças da área urbana e rural.
De acordo com Ida Pietricovsky de Oliveira, representante da Unicef no Território Amazônico, os indicadores que serão fornecidos são importantes para o entendimento do que falta para que as vacinas cheguem às crianças.
A interventora, Danielle Carmona, destacou que a Saúde tem desenvolvido várias ações para melhorar a cobertura vacinal da população de Cuiabá e conscientizar sobre a importância da imunização. Ela também acha que a parceria com o Unicef vai contribuir para a capacitação das equipes que ganharam novos profissionais com o chamamento do concurso.