O projeto “Doando Vidas”, realiza na manhã de sábado (26), a partir das 8h, uma caminhada do no Parque das Águas, em Cuiabá. O objetivo da ação é o incentivo à doação de sangue, órgãos e cabelos em Mato Grosso. O projeto é uma iniciativa da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Brasil).
Segundo a presidente da BPW, Rubia Ranzani, a caminhada será em volta da lagoa e serão oferecidos água, frutas, suco detox e água de côco aos participantes.
Os doadores de sangue não podem ter qualquer doença autoimune, devem pesar mais de 51 kg e estar em jejum. Além da doação de sangue, a campanha vai mobilizar pessoas para se cadastrarem e serem doadores de órgãos. Também é esperado a arrecadação de 17kg de cabelo para fazer perucas para pacientes em tratamento contra o câncer.
De acordo com Rubia, a campanha do cabelo será até o dia 31 de outubro e os interessados podem procurar o cabeleireiro da sua preferência.
“Temos salões parceiros, onde as pessoas podem ir cortar seus cabelos ou podem cortar com seu próprio cabeleireiro e doar para a ‘BPW Cabelo’. Temos uma parceria com a Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC), que está montando o segundo maior banco de peruca no estado de Mato Grosso e que vai ceder as perucas aos portadores de câncer”, explicou.
Na próxima segunda-feira (28), o cadastro no Hemocentro será liberado e as pessoas passarão por uma triagem de perguntas para analisar se estão aptas a realizar a doação.
Leia Mais: MT Hemocentro realiza coleta de sangue neste sábado
PROJETO DOANDO VIDAS
O projeto foi criado e realizado pela primeira vez em 2002 pela BPW Cuiabá. Seu objetivo é aumentar o número de doadores em todos os tipos de doações, conscientizar a população, ajudar a desmistificar a doação e sensibilizar mulheres e jovens para o ato de doar, já que estão em menor número nas estatísticas de doadores.