Exportação de soja bate recorde de alta nos sete primeiros meses do ano

Foto: Seagro/Governo do Tocantins

Mesmo com o ritmo de comercialização da safra de soja abaixo da média dos últimos cinco anos, a exportação da oleaginosa nos sete primeiros meses de 2023 é recorde, com aproximadamente 72,46 milhões de toneladas embarcadas. É a maior produção de grão ja registrada no Brasil.

Conforme último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram colhidas 154,6 milhões de toneladas na safra 2022/23. O analista de mercado da Conab, Leonardo Amazonas, explica que o motivo desta alta na produção se dá pela maior demanda chinesa do grão. “Segundo o Departamento Alfandegário da China (GACC), as importações do país asiático entre os meses de janeiro a julho chegaram a 62,30 milhões de toneladas, montante 15% superior que o mesmo período de 2022″, afirma o analista.

Apenas em julho, as exportações de soja foram de 9,70 milhões de toneladas. No último mês, os prêmios de portos foram positivos, o que ajudou no escoamento do grão. Além disso, os preços internacionais da oleaginosa apresentaram valorização influenciando na alta das cotações praticadas no mercado doméstico.

Apesar da elevação de 6% de um mês para o outro, os preços estão 27% menores que o registrado em julho de 2022.

“Esse aumento nas cotações mensais no mercado externo é explicado pelos problemas climáticos registrados nos Estados Unidos. O USDA reduziu a produtividade norte-americana e produção para a safra 2023/24 passa a ser de 114,45 milhões de toneladas, a menor desde a temporada 2020/21″, esclarece Leonardo. 

Ainda assim, conforme ele, a estimativa de produção mundial para a temporada 2023/24 ainda é recorde e segura maiores altas de preços. “Por outro lado, os baixos estoques norte-americanos devem dar suporte aos preços internacionais no próximo mês”, ressalta Amazonas.

Por Canal Rural

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *