Polícia Civil prende suspeito de matar onças-pintadas em ação conjunta com Ibama

Fotos: PJC-MT

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (22), um homem suspeito de matar onças-pintadas na região de Paranaíta (a 837,9 km de Cuiabá). A prisão aconteceu por meio de uma denúncia de abate de animais silvestres para oferecer aos cachorros da propriedade. No local, as equipes da Polícia Civil e do Ibama constataram o crime.

Na propriedade foi encontrado um tacho onde estava sendo cozida a carne do animal silvestre, além de ossos do animal abatido. Em seguida, a equipe policial encontrou a cabeça de uma onça-pintada, pendurada às margens do rio, com indícios de ter sido recém abatida.

A suspeita é de que o homem tenha matado, no último mês, pelo mesmo dois espécimes do animal silvestre.

Na propriedade, também, foram apreendidas armas de fogo e munições, além da carne do animal e gordura que estavam no congelador da residência.

A delegada de Paranaíta, Paula Barbosa, informou que o suspeito, de 44 anos, foi autuado em flagrante pelo crime ambiental, além da posse irregular de armas de fogo, utilizadas, provavelmente, para abater os animais.

A onça-pintada é o maior carnívoro da América do Sul, o terceiro maior felino do mundo e o único representante do gênero Panthera (que inclui leões, leopardos e tigres) no continente americano. Elas ocupam o topo da cadeia alimentar e têm um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, pois atuam na regulação do tamanho populacional de outras espécies animais.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *