Agro da Gente fortalece Apicultura em regiões de Cuiabá

Foto: Luiz Alves

A cadeia produtiva de Apicultura recebeu um grande incentivo do Programa Agro da Gente, nesta sexta-feira (18), ao levar kits de trabalho para 10 futuros produtores de mel da região do Cinturão Verde, Aricazinho e Brasil 21. Desenvolvido pelo Programa Agro da Gente, o projeto de Apicultura visa a produção com qualidade e conquistar o mercado local como fonte de renda ao produtor rural

Para o apicultor Luiz Domingos Alves Barbosa, proprietário da Chácara Barbosa, na região do Aricazinho, que sedia o primeiro apiário da região, o projeto de apicultura será um sucesso.  

“Esse projeto é um sucesso, vai alavancar a apicultura. Antigamente eu era sozinho, não tinha muito conhecimento. Com o projeto Agro da Gente que trouxe conhecimento e preparo, os participantes estão animados para criar abelhas. E a motivação é ainda maior, porque além de todo o acompanhamento técnico que teremos, a parceria entre os futuros apicultores é solidária, um ajuda o outro”. 

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, ressaltou que é um compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro com a zona rural, que existe essa política pública voltada para fortalecimento do produtor de pequena propriedade.

“É o primeiro dos 40 apiários que serão construídos com o objetivo de fortalecer a cadeia do mel,  com produção de qualidade para depois ganhar o mercado consumidor. Em breve estaremos lançando a Casa do Mel itinerante, para maior comodidade e ganho produtivo. O apicultor não precisará sair, a Casa do Mel itinerante vem até o apicultor para colher o seu produto”, revelou 

Outro ponto importante é fazer o mapeamento da região e apoiar os produtores de mel em todas as etapas de produção. “Temos um mapeamento de pequenos produtores de toda a região e é expressivo, daí a importância da aproximação do poder público com políticas consistentes, não só dando instrumentos para a população, mas acompanhando a produção, orientando na produção para que seja de excelência e chegue à mesa do consumidor devidamente certificada, inspecionada”, frisou Vuolo. 

Para o secretário Vuolo, a preocupação final é sobre geração de renda e fortalecimento do segmento para transformar Cuiabá em produtora de mel. Isso faz com que “a economia se equilibre e a população cuiabana seja a maior beneficiada”, lembrou Vuolo.

Segundo Eldeberto de Oliveira, o acompanhamento técnico e o Kit disponibilizado são incentivos para o avanço da apicultura. 

“Estou entrando nessa atividade agora para incrementar mais o rendimento do que eu já faço, otimizar a renda”, explicou ele, que já atua com gado leiteiro, agora apicultura e pretende ingressar no projeto de FLV  (Frutas, Legumes e Verduras), também do programa Agro da Gente.

Iliete Soupinski, da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar das Serras das Laranjeiras, da região do Aguaçú, no Distrito da Guia, esteve presente no evento e disse que a atividade de apicultura tem um vasto mercado a ser explorado, e que por demandar pouco tempo e ser uma atividade leve, pode ser desenvolvida por jovens e pessoas com mais idade.

“Apaixone-se pelas abelhas. É um trabalho leve, os cuidados demandam um dia de trabalho a cada 15 dias. É possível uma renda boa sem tomar muito tempo”, frisou.

Além do equipamento de proteção individual (EPI), sendo o macacão completo, bota e luvas, o kit entregue continha 2 melgueiras, um fumigador, 2 quilos de cera alveolada, um quilo de arame para quadros e 1000 ilhós e um ninho para iniciar a produção de abelhas.

Colaboração Assessoria 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *