G1 MATO GROSSO
A tradicional festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida começou nesta sexta-feira (20), em Cuiabá, e segue durante quatro dias seguidos de festejo no Bairro Parque Ohara. A programação conta com o rito de levantamento de mastro, missa, reza cantada, chá com bolo, almoço e jantar.
Com direito a bailão das bandas Scort Som, Mega Som, Real Som, Lambadão dos Federais, Embalo Sim, Pagode Silva, e apresentação de Siriri dos grupos Flor do Campo e Flor do Atalaia. A entrada é gratuita.
Dona Matilde da Silva comanda com maestria a Associação Flor do Campo – um grupo familiar composto por 12 pares para o Siriri, cinco tocadores e cinco mulheres no backing vocal, que aproximadamente 40 anos dançam, cantam e tocam, fazendo a batida da saia, o gingado do corpo e o pisado tradicional apoteótico.
História
A festa começou há 76 anos, no Bairro São Francisco, no “Quebra Pote”, onde foi realizada por muitos anos. Já no leito de morte de Narciso Sampaio reuniu os filhos e pediu que todos dessem continuidade, pois era o santo padroeiro da família deles, mas ninguém fez isso.
Quem deu continuidade após a morte do sogro foi o pai de Matilde, o senhor Leocardio da Silva, por 20 anos. Após a morte do pai, ela continuou seguindo a tradição de realizar a festa ao padroeiro. Quando o tradicional espaço fechou, Matilde decidiu levar o festejo para o quintal da própria casa.
Programação completa
Sexta-feira (20)
- Chegada da bandeira
- Levantamento de mastro
- Jantar
- Reza cantada
- Cururu;
Sábado (21)
- Às 08h – Missa e chá com bolo
- Às 22h – Bailão com música ao vivo com as bandas Scort Som, Mega som, Real som, Lambadão dos Federais e Embalo Sim;
Domingo (22)
- Apresentações culturais com os grupos de Siriri Flor do Campo e Flor de atalaia
- Almoço
- Bailão com as bandas de lambadão e do Pagode Silva
- Entrada franca até 13h
Segunda-feira (23)
- Decida do mastro
- Reza cantada de Nossa Senhora Aparecida e a tradicional feijoada