Localizado na região Sul da cidade, o bairro Tijucal será beneficiado com mais de dez quilômetros de recapeamento. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (16) pelo vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, e faz parte do planejamento de melhoria na malha viária de Cuiabá.
Conforme explicado pelo vice-prefeito, a previsão é de que a obra seja iniciada ainda neste mês de agosto, alcançando mais 40 ruas da comunidade. O projeto de recuperação das vias foi elaborado pela própria Secretaria de Obras Públicas e sua execução receberá o investimento de aproximadamente R$ 6 milhões.
Ainda segundo Stopa, a intervenção é uma sequência do trabalho de melhoria na infraestrutura do Tijucal, iniciado pela Prefeitura de Cuiabá em 2022. Na época, o bairro foi atendido com a pavimentação das ruas 216 e 217, garantindo um avanço na qualidade de vida para centenas de moradores da localidade.
“Esse trabalho de recapeamento de vias antigas dos bairros ou de grandes corredores de mobilidade urbana já está em andamento. Neste momento, estamos na Avenida Fernando Corrêa da Costa, por exemplo. A ideia é intensificar e ampliar esse serviço de manutenção das vias, assegurando seu bom estado de uso”, comentou o gestor.
Além de levar asfalto novo para comunidades que ainda não possuem essa infraestrutura, a Secretaria de Obras Públicas também está intensificando as operações de recuperação da malha viária mais antiga. Com 40 anos de fundação, o Tijucal se enquadra dentro desse contexto, visto que sua pavimentação possui mais de 30 anos.
“Existem muitas vias em Cuiabá, principalmente nos bairros mais antigos, em que as ações de tapa-buraco não são mais suficientes para garantir a boa trafegabilidade e segurança aos condutores. Para esses casos, estamos levando as obras de recapeamento, retirando todo o asfalto danificado e aplicando uma nova massa”, completou Stopa.
O vice-prefeito destacou que, de forma gradativa, outras regiões da cidade também receberão o benefício. “Temos um planejamento para alcançar bairros das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Fizemos todo o levantamento das demandas e, conforme formos conseguindo os recursos necessários, as obras serão executadas”, pontuou.
Da Assessoria