Mutirão eleitoral atende cerca de 100 famílias do povo Chiquitano em MT

Foto: TSE/Divulgação

A 18ª Zona Eleitoral realiza nos dias 31 de agosto e 1º de setembro mutirão de atendimento na terra indígena Portal do Encantado, localizada na zona rural de Porto Esperidião, para realizar a coleta biométrica de eleitores, além de disponibilizar outros serviços da Justiça Eleitoral.

Nos dois dias do mutirão, o atendimento acontece das 8h às 15h, na Escola Estadual Indígena Chiquitanos, local de votação, que abriga 118 pessoas aptas ao voto e que fica distante cerca de 160 km da sede do município.

Segundo a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), atualmente residem 103 famílias na terra indígena Portal do Encantado, distribuídas nas aldeias Fazendinha, Nautukirs Pisiors, Acorizal, Paama Mastakama e Vila Nova Barbecho.

O TRE ressaltou que atua para ampliar o acesso aos serviços eleitorais e, consequentemente, garantir a participação do maior número de pessoas no processo eleitoral.

A coleta de dados biométricos teve início em Porto Esperidião em 26 de junho deste ano. A biometria foi adotada para tornar o processo eleitoral ainda mais seguro e evitar que uma pessoa vote no lugar de outra, com a redução significativa da intervenção humana no processo de votação.

A urna só é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as impressões digitais da eleitora ou do eleitor, as quais são verificadas eletronicamente a partir do banco de dados unificado da Justiça Eleitoral.

Da Redação

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *