Cuiabá entra em estado de alerta para baixa umidade do ar; veja dicas sobre cuidados essenciais 

Foto: João Vieira

Cuiabá e mais 39 municípios de Mato Grosso entraram em estado de alerta vermelho que indica grande perigo quanto à baixa umidade do ar e altas temperaturas nesta quinta-feira (10). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade do ar está batendo 12%. No Estado, também há alerta laranja, de perigo, e amarelo, de perigo potencial.

Com 40.1°C, Cuiabá registrou a maior temperatura do Brasil nesta quarta-feira (9), segundo o Inmet. O Instituto também mostrou outras cinco cidades de Mato Grosso entre as 10 mais quentes desta quarta.

Nesta quinta, Cuiabá marca mínima de 23°C e máxima de 40°C. O alerta de grande perigo é de que a umidade relativa do ar fique abaixo de 12%, podendo chegar a 10% nas horas mais quente do dia. Índice alarmante que pode provocar incêndios florestais e problemas com a saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pontua que o nível ideal de umidade é entre 60% e 80%. A falta de umidade no ar causa problemas de saúde nas pessoas e medidas preventivas essenciais devem ser tomadas, como o consumo de água e outros líquidos, alimentação leve, dentre outros.

Nos horários de pico de calor e baixa umidade, entre o meio-dia até o final da tarde, é recomendado evitar atividades físicas intensas ao ar livre, exceto natação. Evitar exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, especialmente entre as 12 e 15 horas é de suma importância. 

Para amenizar os efeitos da baixa umidade, o INMET orienta a população a tomar cuidados essenciais como: 

-Beba bastante líquido.

-Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.

-Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

-Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

-Evite bebidas diuréticas (café e álcool).

Caso necessite de mais informações ou fazer denúncias entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *