Comissão aprova chapas de Bortolin e Neurilan para disputar AMM em MT

A Comissão Eleitoral da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) deferiu as chapas do atual presidente Neurilan Fraga e do prefeito de Primavera do Leste (231 KM ao sul de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB). Eleição será realizada de maneira presencial e virtual em outubro.  O deferimento das candidaturas foi divulgado nesta sexta-feira (4).

O presidente da Comissão Eleitoral, o prefeito de Chapada dos Guimarães (a 65 KM a norte), Osmar Froner (MDB), disse que os concorrentes atenderam a todos os requisitos para a inscrição. Apesar do deferimento, a chapa de Bortolin entrou com uma impugnação contra o grupo de Neurilan. 

“Houve uma representação da chapa 1 [Leo Bortolin], embora não esteja contida no edital das eleições, mas é um direito democrático, e passamos para o jurídico e vamos logicamente dar publicidade. Até a semana que vem haverá uma resposta do jurídico”, explicou.

Já em relação à votação virtual, a Comissão Eleitoral anunciou a contratação de uma empresa especializada para disponibilizar no dia do pleito a possibilidade de prefeitos votarem em seus municípios.

“Foi um pedido da chapa 1, que alegou o tamanho do nosso estado e alguns prefeitos têm dificuldades em deslocar para a Capital. É uma empresa com experiência no processo eleitoral online. É seguro, transparente e auditável para que a gente possa oferecer aos 129 prefeitos que tem direito a voto, a oportunidade de estarem presencialmente manifestando o seu voto ou a distância no seu celular unicamente e com a autorização específica do prefeito”, completa. 

Conforme o presidente da Comissão, dos 141 prefeitos, 129 são aptos a votarem este ano.

Tanto Neurilan como Bortolin, decidiram apostar no apoio de deputados para medir forças na disputa pelo comando da entidade municipalista. Enquanto Fraga, que tenta o quinto mandato, tem como presidente de honra o líder do governo Mauro Mendes (União) na Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Dilmar Dal Bosco (União), Bortolin conta com o deputado federal Juarez Costa como patrono da sua chapa.

Escolha dos deputados como “padrinhos políticos” das respectivas candidaturas mostra que os dois postulantes ao cargo de presidente da AMM para o triênio 2024/2026 enxergam a região norte como fator decisivo para a vitória.  

Neurilan Fraga apresentou sua chapa para buscar o seu 5º mandato consecutivo como presidente da AMM. Com o nome “União: Municípios Fortes”, sua chapa tem 17 prefeitos de diversas regiões de Mato Grosso. O vice-presidente é o prefeito de Nova Xavantina João Machado Neto, conhecido como João Bang. Já como secretário-geral está Jadilson Alves de Souza, prefeito de Curvelândia, e André Bringsken como tesoureiro. Ele é gestor de Vila Bela da Santíssima Trindade.  

Leonardo Bortolin tem como primeiro vice-presidente o prefeito de Colíder, Hemerson Máximo, a prefeita de São Félix do Araguaia Janailza Leite, como secretária-geral, e o prefeito de Poxoréu Nelson Paim como tesoureiro.  

Eleição ocorrerá em 2 de outubro, na sede da AMM em Cuiabá. Atualmente 129 dos 141 municípios mato-grossenses são filiados à entidade.  

Neurilan Fraga se tornou presidente da AMM em 2015, para um mandato de 2 anos. Porém, ainda no primeiro ano conseguiu mudar o estatuto para permitir que ex-prefeitos fossem autorizados a disputar a entidade. E hoje se encontra em seu 4º mandato. 

Já Leonardo Bortolin está em seu segundo mandato como prefeito de Primavera do Leste, e atua como oposição na AMM. (Com informações Gazeta Digital)

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *