Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) Guilherme Maluf e Sérgio Ricardo avaliaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon como um “ambiente acolhedor, que oferece o atendimento digno e de qualidade que a população de Cuiabá merece”. Eles estiveram na unidade na manhã desta quarta-feira (02.08), em uma visita técnica acompanhados pela interventora estadual na saúde de Cuiabá, Danielle Carmona.
A UPA Leblon foi entregue pelo Gabinete Estadual de Intervenção no dia 13 de julho.
“Eu tenho um sonho, enquanto cuiabano, médico e conselheiro do Tribunal de Conta de levar o que vi hoje para todas as unidades de saúde de Cuiabá. O que presenciamos aqui, desde a entrada com uma pessoa recebendo e fazendo acolhimento, passando pela dignidade de ter separação na hora do atendimento para crianças, adolescente e adultos, é um grande avanço e precisa ser referência para todas as unidades de saúde de Cuiabá”, ressaltou o conselheiro Guilherme Maluf, que é o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CPSA) do TCE-MT
Maluf ainda destacou os meios diagnósticos oferecidos na Unidade, com equipamentos de alta tecnologia. “Se um paciente precisar de ter um atendimento com um pouco mais de alta complexidade, se precisar de uma UTI, por exemplo, ele tem pode ser atendido aqui mesmo. Isso é um grande avanço”, afirmou.
O conselheiro Sérgio Ricardo, coordenador da Comissão Especial criada pelo TCE-MT para acompanhar os trabalhos da Intervenção da Saúde de Cuiabá, frisou que o Governo Estadual, por meio do Gabinete de Intervenção, está cumprindo as determinações do Tribunal de Contas e realizando aquilo que não estava sendo feito pela saúde da Capital.
“Essa unidade está dando para a sociedade um nível de atendimento de excelência. Aqui existem todos os equipamentos que a população precisa e com qualidade, com dignidade”, frisou Sérgio Ricardo, que avaliou que as ações do Gabinete de Intervenção estão no rumo certo.
Na avaliação da interventora da Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, aos conselheiros saíram com uma opinião bastante positiva da estrutura da unidade. Conforme Danielle, a UPA Leste, localizada no Jardim Leblon, é uma unidade que foi inaugurada com o novo conceito de saúde pública aqui na Capital.
“Aqui temos um ambiente acolhedor para garantir um atendimento melhor para o servidor e a para a população. Um servidor que atua em uma unidade adequada e com condições trabalha mais feliz para atender a população. Aí, quando o paciente chega aqui e encontra um ambiente bonito, acolhedor, com atendimento de qualidade e profissionais animados, ele se sente também mais feliz e valorizado”, destaca a interventora.
E foi esse ambiente citado pela interventora e pelos conselheiros que deixou a dona Maria de Fátima Olegário, segundo as palavras dela, apaixonada. “Gostei demais. Fui bem tratada por todos. Amei essa unidade, porque me senti bem apesar de estar doente. É difícil achar um lugar assim. Sei que vou melhorar e sair boa daqui”, disse Maria de Fátima.
Da Assessoria