A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, retorna às atividades nesta quarta-feira(2), após 15 dias de recesso. A sessão desta quarta será no fim tarde devido ao jogo da Seleção Brasileira Feminina contra a Jamaica, na Copa do Mundo Femenina. O expediente em dias jogos foi autorizado pelo presidente da Casa, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil), que seguiu ao decreto editado por Lula (PT), antes do recesso.
Os deputados devem votar 20 matérias nesta quarta-feira. Conforme o Eduardo Botelho, o veto do governador Mauro Mendes (União Brasil) em relação à proibição de pequenas usinas no Rio Cuiabá, inserido na lei que proibiu o transporte e armazenamento do pescado em Mato Grosso, entre outras pautas polêmicas, deve ser votadas apenas na semana que vem.
“Vamos votar os projetos dos deputados, mas nada muito polêmico. As outras matérias e os vetos ficam para próxima semana. Precisamos discutir principalmente o veto do PL da Pesca e a proibição das PCHs”, disse.
Na ordem do dia consta, a 1ª votação do PL do Poder Judiciário que prevê a criação de novos cargos de juiz e do Núcleo de Afastamento e Substituição (NAS). Na pauta, também será apreciado a proposta do deputado Wilson Santos (PSD) que estabelece critérios para aumento de passagens de ônibus em Mato Grosso.
Ainda será analisado a propositura do deputado Elizeu Nascimento (PL) que obriga a instalação de equipamentos de segurança em estabelecimentos financeiros.