Segurança é questão de inteligência

Coronel Henrique/Reprodução

‘Inteligência em segurança: Um método para você se manter protegido em casa, no carro, na rua, em qualquer lugar’

Nos mais de 30 anos que tenho de experiência, seja nos desafios da segurança pública ou na rotina da segurança privada, em todas as especializações e treinamentos que fiz, muitos deles com as polícias mais eficientes do mundo, sempre aprendi que segurança é questão de inteligência. Isso é o que proponho aos nossos clientes e o que falo a amigos e familiares para que se mantenham seguros no dia a dia. E é isso que quero compartilhar com você por aqui.

Independente da sua idade, gênero, porte físico ou se tem qualquer tipo de habilidade em defesa pessoal, o perfil preferido pelos criminosos é o fulano distraído. Com o objetivo na cabeça, o infrator está atendo a tudo, sobretudo em identificar qual pessoa está desligada. Quando a encontra, ele passa a monitorá-la para ver o que ela tem a oferecer e o momento certo para cometer o delito.

Nesta primeira conversa, vamos falar sobre como ir ao banco com mais segurança.

Primeiro de tudo, é preciso ter planejamento. Vai depositar uma certa quantia no caixa eletrônico? Então, em casa ou no escritório, já reserve o dinheiro na quantidade de notas que a máquina aceita. Se for preciso fazer mais de um depósito, leve os montinhos separados para não ficar contando as cédulas e chamando a atenção. Se o depósito for volumoso, é melhor optar pelo atendimento interno. Vai sacar um grande valor? Ligue com antecedência para o seu gerente e peça para ser atendido de maneira reservada, sem despertar olhares curiosos.

Antes de entrar na agência, observe o movimento interno para ver se não há alguma ação criminosa em curso. Já no interior, evite abrir bolsa ou contar dinheiro em filas ou com pessoas atrás de você. Mantenha a atenção ao seu redor e fique, de preferência, em pontos que permitam uma ampla visão do lugar. Muito importante: jamais peça ajuda, a não ser para funcionários da instituição. Saia atento, caso observe que alguém está seguindo, procure entrar no estabelecimento comercial mais próximo. Em hipótese alguma continue seu caminho, pois você facilitará a ação do delinquente.

Agindo com inteligência, você se mantém em segurança.

Gostou da dica? Fique ligado neste canal, que vou trazer mais conteúdo para você aplicar “inteligência em segurança” na sua vida. Até a próxima.

Coronel Henrique é especialista em segurança pública e privada. Foi responsável pelas estratégias de proteção de governadores e outras autoridades, Chefe da Casa Militar do Governo do Estado de Mato Grosso e Secretário de Ordem Pública do município de Cuiabá, além de integrar equipes de inteligência para a segurança de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. Atualmente, é Policial Militar da reserva, advogado e diretor da General Smart Segurança Privada.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *