Tião da Zaeli, assumiu a presidência do Partido Liberal (PL), em Várzea Grande, ato de filiação do partido aconteceu no último sábado (15). O evento contou com a presença de lideranças políticas do PL, como os deputados federais José Medeiros, Abílio Brunini e Coronel Fernanda. Tião da Zaeli, que já foi de Várzea Grande, se comprometeu a organizar o partido para disputar as eleições no município em 2024.
Além de Tião, mais de 100 lideranças políticas da cidade foram filiadas na sigla, que em Mato Grosso tem quatro deputados federais, dois deputados estaduais e um senador.
O deputado federal José Medeiros, discursou durante o evento e disse que em Várzea Grande o PL já possui nomes credenciados para concorrer a prefeito, entre eles, o empresário Tião da Zaeli, a ex-presidente da OAB de Várzea Grande Flavia Moretti, os médicos Arilson de Arruda e Alencar Farina, o empresário Flávio Frical e a deputada federal Coronel Fernanda.
“Estamos ao lado de Tião da Zaeli e de todos os membros do partido em Várzea Grande na consolidação de um projeto político que vai contribuir, de fato, com a retomada do desenvolvimento econômico e social do segundo maior município de Mato Grosso. A direita está unida em Várzea Grande e vai lançar candidato a prefeito e vereadores comprometidos com a cidade e com o Brasil”, destacou.
O presidente do PL em Mato Grosso e ex-prefeito de Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá), Ananias Filho, reforçou que a orientação nacional do partido em lançar o maior número de candidatos a prefeito no estado de Várzea Grande está é uma das prioridades da sigla.
“Estamos filiando mais de 100 lideranças em Várzea Grande com a intenção de contribuir com o município na discussão de políticas públicas e na disputa de cargos eletivos no processo eleitoral do ano que vem”, disse.
Para o deputado Abílio, que é o pré-candidato do PL para a disputa, a prefeitura de Cuiabá, ambas cidades precisam de prefeitos que atuam de forma integrada na solução dos principais problemas dos municípios, uma vez que pela proximidade o que acontece em uma cidade impacta diretamente na outra como, por exemplo, na saúde.
“Se a saúde de Cuiabá vai mal isso reflete na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Cristo Rei e do Ipase. Por isso, precisamos pensar nas duas cidades de forma conjunta. Para isso, é necessário eleger prefeitos de direita e comprometidos, de fato, com a cidade e com sua gente”, destacou Abílio.
Ao criticar o modelo de gestão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Tião da Zaeli lamentou a ineficiência da administração municipal de Várzea Grande e a falta de políticas públicas para resolver os principais problemas da cidade, como a falta de água e a retomada do desenvolvimento econômico.
“A questão básica é que a água em Várzea Grande, a cidade na beira do rio, tem mais de 150 poços artesianos, isso é lamentável. Não tem água e gera um custo de energia muito grande para sociedade. Além disso, estamos vendo um retrocesso econômico e social da nossa cidade e a gestão municipal não faz nada. As pessoas estão ficando sem emprego, sem renda e sem perspectivas”, ressaltou.
Ele lembrou ainda, que enquanto os trabalhadores de Várzea Grande precisam trabalhar em Cuiabá por falta de oportunidade na cidade.