Mirian Graça, Especial para o CN
No 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, um dos doces mais consumidos e amado. O alimento originado do cacau e apreciado em todo o mundo, além de ser responsável pelo movimento direto de grande parte da economia do país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de cacau, seja ele em pó, chocolate ou até mesmo a pasta de cacau.
Além de ser gostoso, o chocolate traz alguns benefícios para a saúde, como: redução de inflamação, melhora o fluxo sanguíneo, aumenta a serotonina, reduz os sintomas depressivos, melhora a cognição e aumenta os neuroquímicos da paixão. Apesar de apresentar benefícios para a saúde, o chocolate precisa ser consumido com moderação. Comer em excesso pode causar enjoos, tonturas, diarreia e refluxo, além de ganhar peso.
As primeiras pessoas a consumirem chocolate no mundo foram os olmecas em 1500 a.C. , na civilização antiga do México e Guatemala. Eles extraíam dos caroços do cacau o nutriente e tomavam sempre, era considerada uma bebida sagrada entre eles. Acreditavam que a bebida do chocolate ajudava-os a ficarem satisfeitos e fortes durante os afazeres do dia a dia.
As primeiras sementes de cacau chegaram ao Brasil no ano de 1746, através do francês Luiz Frederico Warneau que presenteou o fazendeiro Antônio Dias Ribeiro com as sementes. Na época, Antônio as plantou em sua fazenda, localizada no Sul da Bahia.
Atualmente, os estados brasileiros que mais produzem cacau estão localizados na região Bahia e Espírito Santo.
O Cuiabá Notícias entrevistou Rubens Martins, fundador do grupo Root’s em Cuiabá. Ele contou um pouquinho sobre a paixão pelo chocolate e a satisfação de produzir e oferecer aos clientes um chocolate de qualidade.
“Existimos para levar chocolate de verdade, sem conservante e aromatizante para os nossos clientes. A longo prazo temos a meta de ser reconhecida nacionalmente por mudar a forma de consumo de chocolate no Brasil”, contou.
O fundador relatou que o grupo Root’s está trabalhando com chocolate há 8 meses. Antes disso, já trabalhavam com torrefação de cafés especiais há 6 anos. No decorrer da entrevista, ressaltou as memórias afetivas que o chocolate lhe proporciona.
“Chocolate bean to bar nos leva de volta até nossas origens, na fazenda, na produção, a simplicidade e aos sabores surpreendentes que conseguimos com o cacau através do chocolate”, disse.
O grupo Root’s produz o próprio chocolate, com ingredientes 100% naturais e com cacau vindo de fazendas da Bahia e Espírito Santo. Para mais informações, o Instagram é @chocorootsbrasil , vale a pena conhecer!