O chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, condenou a manifestação de pescadores contrários ao projeto de Lei do Transporte Zero (PL 1363/2023), que na manhã desta terça-feira (27) bloquearam a rodovia que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger (a 33 km de Cuiabá). Em entrevista à imprensa Carvalho declarou que o ato é “antidemocrático”.
“Totalmente antidemocrático. O direito de ir e vir é o direito de todo cidadão brasileiro e mato-grossense. É uma atitude irresponsável de poucas pessoas que querem chamar a atenção da mídia, da população e com certeza não tem nenhum tipo de apoio do governo do estado nesse sentido”, disparou.
O secretário apontou a atuação de parlamentares que, fora do holofote, teriam fomentado tal manifestação.
“Essa manifestação não foi feita simplesmente por fazer de livre, espontânea vontade. Realmente houve uma grande articulação por trás de tudo isso para propor essa manifestação irresponsável que aconteceu hoje ali na entrada da Santo Antônio de Leverger”, afirmou.
O secretário ainda afirmou que o governo não foi informado sobre emenda do deputado Max Russi (PSB) ao projeto, que retira os rios localizados em Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger do rol de proibição do transporte, armazenamento e comercialização do pescado. De acordo com o secretário, não faz sentido excluir determinados municípios da proposta que inclui todo o Estado.