Chorar faz bem

Chorei de tristeza algumas vezes, sempre quando perdi pessoas queridas. No entanto, sinceramente, creio que chorei de felicidade em quase todas as outras ocasiões, seja quando casei, nos nascimentos dos filhos e netos, durante um filme, lendo um livro, escrevendo uma poesia, ou mesmo ouvindo uma música que tocou meu coração.

Interessante, que essa sensação de chorar de tristeza é, a princípio, uma agonia que depois se transforma em paz de espírito. Não sei explicar como é que essa sensação se torna algo tão sublime quanto aquele tipo de paz, mas é isso que sinto todas as vezes em que me emociono nas lembranças e de saudades das pessoas queridas.

Então, descobri que a magia do amor é permanente, posto que eterna. Sei disso, porque ele não acaba quando perdemos a esperança, pelo contrário, é quando descobrimos que o amor existirá até o último de nossos dias, ou seja, será infinito enquanto durar, como bem quis dizer Vinicius de Moraes em seu Soneto de Fidelidade.

Como é bom viver essas lembranças quando sonhamos e sentimos saudades dos carinhos gostosos, amorosos e permanentes que só são possíveis nas pessoas que amam. Neles, choramos em nossas solidões e seguimos em frente.

Pudessem as lágrimas serem traduzidas em palavras, certamente diriam o quanto são diferentes em relação aos motivos que as fazem fluir. Se causadas pela dor emocional ou física, por ódio ou paixão, se pela presença ou na solidão, na fartura ou na falta, tristeza ou alegria.

Uma diferença que não se percebe apenas pelo externalizar dos sentimentos, até porque são como nos libertamos das tensões internas, razões pelas quais não devem ser suprimidas pela vergonha ou impedidas pelo receio de serem entendidas como fraquezas.

Ah lágrimas, como são benfazejas ao mostrarem nossas emoções de uma só forma e assim impedirem quem as vê de saberem seus verdadeiros motivos, se porquê ou por quem. Uma compreensão que só possui quem as derrama, razão pela qual chorar faz tão bem.

Marcelo Augusto Portocarrero – é engenheiro civil.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *