A doação de sangue é um gesto de solidariedade e empatia para salvar a vida de quem precisa e, pensando nisso, o MT Hemocentro o banco de sangue do Estado, por meio da campanha ‘Junho Vermelho’ que é dedicada ao fortalecimento da doação de sangue e busca por novos voluntários doadores, preparou uma agenda intensa para junho.
Além disso, o MT Hemocentro participa da campanha nacional pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, com a participação de todos os Hemocentros do Brasil.
Em Mato Grosso ao longo do mês serão realizadas diversas campanhas com objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de dispor de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões, além de destacar a importância dos doadores de sangue voluntários aos sistemas nacionais de saúde.
Para a coordenadora diretora-geral do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a data reforça a importância dos doadores de sangue.
“O Junho Vermelho é extremamente importante, é o mês em que comemoramos dia Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 e a gente tem que enaltecer todos os doadores que fazem essa doação de forma voluntária sem receber nada em troca, ou seja, eles doam vida. É um dia para agradecer a generosidade, solidariedade e empatia dos nossos doadores que nunca desistem de salvar vidas, a eles o nosso muito obrigada”, comenta Gian.
Ao longo do mês o MT Hemocentro estará realizando diversas campanhas de doações de sangue em todo o Estado.
“A gente não acha sangue para comprar em lugar nenhum, por isso a gente enaltece sempre a importância da doação. Uma bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. E neste mês a gente intensifica a campanha e a gratidão aos doadores”, pontua a diretora.
Programação do “Junho Vermelho”
A campanha teve início no dia 10 de junho, algumas ações já aconteceram, mas as campanhas vão até o final do mês, confira a programação.
Entre 9 e 23 de junho, também ocorrerá a Campanha Nacional de Doação de Sangue da Igreja Universal, para mobilização de coletas entre os fiéis. Já nos dias 21, 22 e 23, o MT Hemocentro estará no 7º mutirão do consumidor de Várzea Grande.
A unidade ainda receberá servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no dia 26 e colaboradores da Concessionária de Aeroportos (COA) nos dias 27 e 28 de junho. Já nos dias 29 e 30, haverá coleta em parceria com o grupo de pesca esportiva “Pescador Até no Sangue” e, no dia 30, o trote solidário entre alunos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Com o Hemobus, unidade móvel do MT Hemocentro, o banco de sangue coletará doações em Feliz Natal entre os dias 13 a 15, em Rondonópolis e em Vera entre os dias 20 a 22 de junho.
Para doar sangue é preciso:
Sentir-se bem e com boa saúde; apresentar documento com foto válido em todo território nacional; ter entre 16 e 69 anos de idade e ter peso acima de 50 kg. No dia da doação deve estar bem alimentado, ter tido um boa noite de sono, evitar alimentos gordurosos e não ter consumido bebida alcóolica nas últimas 12 horas.
Como doar sangue durante todo o ano
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, ligação ou mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade também fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
No interior do estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.