A ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), virá a Cuiabá no próximo dia 15 de junho, acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo e o governador Mauro Mendes (União Brasil), já está montando estratégias para debater o Plano Plurianual (PPA) e pedir para Mato Grosso o que for possível ao governo federal. A vinda dos ministros a Cuiabá faz parte do cronograma de visitas às capitais, na construção do PPA Participativo 2024-2027, que aponta as prioridades do governo para os próximos quatro anos.
“Vamos dialogar com ela e ver quais são as diretrizes disponíveis para pedir aquilo que é possível. Você faz um festival de ‘pedilança’ aí, no final, não vira em nada e eu não estou com muito tempo a perder, e acho que nem o governo federal também. Então, vendo aquilo que é possível, vamos dialogar e tentar construir essas atuações em sinergia com o governo federal”, declarou o governador.
Na oportunidade, Mauro ainda reforçou o discurso de que tem planejado os investimentos em Mato Grosso sem a ajuda do governo federal, que será sempre muito bem vinda quando possível.
“Demanda nós temos bastante, todo mundo sempre precisa de ajuda, independente de quem seja e onde esteja, mas o governo tem feito um planejamento com as suas próprias pernas, com a sua própria capacidade de fazer investimento, com os recursos que nós estamos arrecadando dentro do estado de Mato Grosso”, disse.
Mauro destacou também que o Estado assumiu algumas responsabilidades da União, e pontuou que ainda está tentando assumir o Parque Estadual de Chapada do Guimarães.
“O governo federal tem um papel importante, as obrigações federais. Tivemos que assumir algumas, aí a BR-174 que vai lá para a Colniza, subimos agora a BR-158, estamos querendo assumir o Parque da Chapada, mas não estão deixando”, completou.
Ainda de acordo com Mauro, ele deve aproveitar a visita da ministra, para convidá-la a participar do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que será realizado entre os dias 14 e 16 na capital.
“Ela, estando aqui, vai participar conosco, será um prazer tê-la aqui. Porque aproveitamos e falamos com oito governadores”.