Nesta quarta-feira (7), haverá a ocupação do prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por mulheres ligadas a vários movimentos sociais – sindical, estudantil, ongs – para pedir a cassação do deputado estadual Gilberto Cattani (PL). As declarações do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que comparou suas vacas a mulheres e, não contente, ainda pediu desculpas às vacas, têm causado repúdio a boa parte da sociedade mato-grossense.
A ideia é espalhar materiais por todo o prédio denunciando as afirmações do deputado conservador e defendendo a cassação do seu mandato. O protesto, no entanto, deve ir além. Embora não receba apoio público, outros parlamentares da Casa, conservadores como Cattani, dão respaldo ao deputado, conforme as manifestantes, especialmente nas ações, por meio de ataques a direitos, seja das mulheres, seja dos trabalhadores de modo geral.
Outras entidades, como a Defensoria Pública de Mato Grosso e a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, defenderam a abertura do processo de cassação do mandato, e o Ministério Público recebeu a notícia de fato quanto à “discriminação de gênero” feita pela OAB-MT.
As mulheres organizam, ainda, outras ações nas ruas para recolher mais assinaturas para a cassação do deputado.
Cattani será investigado por quebra de decorro parlamentar na Assembleia, além de uma ação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) por ter comparado ou feito “analogia” entre vacas e mulheres feministas.