O Hospital Municipal São Benedito, que está sob a gestão do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá, começa, nesta quarta-feira (07.06), os procedimentos cardiológicos em hemodinâmica. O equipamento estava parado desde março de 2020.
Serão realizados cateterismo e angioplastia, que até o momento não eram oferecidos pelos hospitais municipais. O angiógrafo havia sido comprado em 2016, mas só tinha sido utilizado entre 2019 e 2020 somente para procedimentos de hemodinâmica em neurologia. Essa será a primeira vez que o equipamento, que custa em torno de R$ 1,5 milhão, vai ser utilizado para o tratamento de doenças cardiológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Como o aparelho ficou muito tempo parado, houve a necessidade de fazer a manutenção antes de iniciar os procedimentos. Contratamos uma empresa especialista em hemodinâmica para operar o equipamento e fazer os procedimentos”, explica o cointerventor e diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Israel Paniago.
Na lista de espera por esses tipos de procedimentos tem pacientes aguardando desde 2016. Segundo dados da Central de Regulação do município, existe uma alta demanda de 4.909 solicitações de atendimentos de cardiologia.
A meta principal é atender os pacientes que há muito tempo aguardam pelo procedimento e usufruir melhor da estrutura do hospital, que conta com 82 leitos de enfermaria e 25 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“O Hospital São Benedito estava atendendo abaixo da capacidade quando assumimos a Saúde de Cuiabá, devido a transferência e concentração das cirurgias ortopédicas no Hospital Municipal de Cuiabá. O nosso objetivo é reverter esse quadro, realizando mais cirurgias eletivas e dar agilidade na internação dos pacientes que estão nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e policlínicas”, afirma a interventora Danielle Carmona.
O hospital ainda vai começar a realizar biópsias de pele, próstata, tireoide e cirurgias de otorrinolaringologia, urologia e clínica geral.
Com informações Assessoria