O governador Mauro Mendes (União Brasil) confirmou nesta terça-feira (23), durante conversa com jornalista, que as obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) devem começar em Cuiabá a partir do mês de junho. De acordo com o chefe do Executivo, apesar da resistência da prefeitura de Cuiabá para aprovar o projeto, não há mais nada que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) possa fazer para impedir o avanço da obra na Capital.
“Não depende mais dele [Emanuel Pinheiro]. Já há um planejamento da construtora, eles apresentaram uma série de projetos, a Sinfra questionou e eles estão no vai e vem para aprovação disso. Mas existe uma previsão para que no próximo mês teremos a obra em Cuiabá”, frisou o governador.
Inicialmente o Executivo Municipal, manteve a sua decisão de não autorizar a retirada dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o início das obras do BRT na Capital. Em sua manifestação, na ação que se encontra 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, a gestão Emanuel Pinheiro (MDB) voltou a afirmar que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), não apresentou no processo de análise por parte da prefeitura, qualquer projeto executivo ou ao menos projeto básico.
No mês passado, o Tribunal de Contas (TCE-MT) rejeitou duas ações que pediam o cancelamento da troca do VLT pelo BRT. A Corte de Contas manteve a mudança e pôs fim aos recursos da Prefeitura de Cuiabá, que pleiteava barrar as obras na Capital.
O conselheiro Sérgio Ricardo, em nova decisão, também determinou que o Governo do Estado iniciasse as obras preliminares à implantação do BRT na Capital em 10 dias, começando pelo Complexo Viário do Leblon.
BRT
As obras de implantação do BRT já estão adiantadas em Várzea Grande, os trilhos do VLT já foram totalmente removidos em abril. A expectativa é que o mesmo ocorra na Capital, após a aprovação dos documentos.