Cuiabá terá uma semana com sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar. Nesta segunda-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 59 cidades do Estado com baixo risco à saúde e queimadas devido à baixa umidade relativa do ar, que aponta índices abaixo de 20% e 30%.
Conforme o Clima Tempo, o ar seco deve predominar ao longo da semana, deixando as temperaturas em alta para os padrões de inverno.
Nesta segunda-feira, em Cuiabá o sol deve predominar ao longo dia. Os termômetros registraram mínima de 21°C e a máxima pode chegar aos 34°C. Já a umidade relativa do ar deve baixar para 20% e não ultrapassar os 57%.
Na terça-feira, o dia será de sol com algumas nuvens. Não há previsão de chuva. A temperatura mínima prevista é de 22°C e a máxima, de 35°C. A umidade do ar pode baixar para 19% e a previsão é que não ultrapasse os 70%.
Quarta-feira será de sol, sem nuvens. À noite, o céu estará limpo. A temperatura prevista fica entre 20°C e 35°C. A umidade do ar deve variar entre 20% e 64%.
A quinta-feira amanhece ensolarada com poucas e nuvens. À noite, o tempo segue firme. A temperatura prevista fica entre 22°C e 58°C. A umidade do ar atinge o índice de 20% após as 16h. A máxima umidade para quinta-feira não ultrapassa os 62%.
Na sexta-feira, haverá sol o dia todo. À noite será de tempo aberto, ainda sem nuvens. Não há previsão de chuva. A mínima prevista é de 22°C e a máxima pode chegar aos 36°C. A umidade relativa do ar varia entre 15% e 34%.
Alerta
Para as regiões nordeste, sudeste, centro-sul e norte de Mato Grosso, a semana já começa com alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar. O aviso do Inmet inicia nesta segunda-feira (22) e segue até a manhã desta terça-feira.
Segundo informações do instituto, a umidade relativa do ar vai variar entre 30% e 20%, abaixo do nível de normalidade. Há baixo risco à saúde e de incêndios florestais. As instruções do Inmet são para beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Para obter mais informações, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser contatados por meio do 199 e 193, respectivamente.