O secretário estadual de Educação, Alan Porto, apontou que após iniciativas de contenção adotadas pela Secretaria de Segurança Pública a onda de ameaças de ataques a escolas de Mato Grosso reduziu. A declaração foi dada à imprensa durante a cerimônia de inauguração de uma escola estadual na manhã desta segunda-feira (15), em Várzea Grande.
“Diminuiu significativamente. Tivemos reuniões com toda a comunidade escolar, inteligência e órgãos de controle. [Nós] anunciamos os protocolos de emergência e a inteligência, com toda a comunidade escolar e orientando professores e pais, [conseguimos] diminuir significativamente essas ameaças [em escolas]” disse o secretário.
Uma das medidas de segurança adotadas nas escolas foi o monitoramento por câmeras de segurança. Alan disse que essa medida, mais a instalação de botão do pânico e orientação aos profissionais que atuam nas respectivas unidades estão funcionando e “surtindo efeito” a ponto de ser detectada a “diminuição dessas ameaças”, desde o início dos serviços.
Após as ondas de ameaças de ataques em escolas, o governo de Mato Grosso anunciou a instalação de aproximadamente 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas do Estado. Os equipamentos fazem parte do programa Vigia Mais MT. Além de outras medidas que garantem a segurança da comunidade escolar.