A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, em primeira votação, o empréstimo de até US$ 180 milhões que o Governo do Estado está pleiteando junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A votação aconteceu na sessão ordinária desta quarta-feira (17). O deputado Valdir Barranco (PT) foi o único parlamentar a votar contra a proposta do governo estadual.
Conforme a justificativa do governo, os valores serão investidos nas Educação e Agricultura Familiar.
Na manhã desta quarta, o secretário adjunto de Estado de Receita Pública (SARP), Fábio Fernandes Pimenta, esteve no Colégio de Líderes na Presidência da Assembleia Legislativa e explicou a medida. A explicação de Pimenta foi feita a 18 parlamentares presentes na reunião.
Para os deputados, Pimenta afirmou que a taxa de juros em dólar é de 4,6% e é a mais atraente do mercado, melhor que a taxa real, a Selic, que está em 13,75% ao ano e, por isso, o juro em real seria de 15%.
A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), afirmou que o Estado está com as contas equilibradas e por isso tem todas as condições econômicas de contrair mais um empréstimo junto ao BIRD.
“O objetivo do Estado é investir o que já estava previsto na Educação e, com isso, o empréstimo vai ajudar a melhorar a educação de jovens em todo Mato Grosso. As políticas de governo têm que ser continuadas, devemos ter cuidado com excessos. Mas é preciso destacar que os empréstimos não prejudiquem as políticas públicas que já estão sendo executadas”, disse.