Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) instalou radares da Avenida das Torres e Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lavapés), em Cuiabá. O equipamentos ainda estão em fase de testes e as multas serão aplicadas a partir de 15 de junho aos motoristas que passarem nos locais acima da velocidade permitida.
De acordo com a pasta, os medidores foram instalados nos dois lados da avenida das Torres, próximo ao restaurante Armazém Mamur. No local, a velocidade permitida é de 40km/h.
Já na Lavapés, o monitoramento fica próximo ao Shopping Goiabeiras. A velocidade permitida na via é de 50km/h.
De acordo com a Semob, a medida atende a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos: Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Os novos equipamentos não irão emitir autuações porque estarão em período de adaptação e, nesse período educativo, os motoristas que passarem por esses pontos e cometerem infrações de trânsito irão receber apenas uma notificação orientativa. Os instrumentos de fiscalização somente entrarão em operação (com a emissão de notificações) a partir do dia 15 de junho de 2023.
“Por meio do Boletim Epidemiológico dos acidentes de trânsito é possível identificar os fatores e condutas de risco de vítimas do trânsito urbano. Desta forma, todo estudo técnico e análise para implementação de políticas públicas no intuito de diminuir os acidentes de trânsito são provenientes dos dados técnicos da Comissão. As vias que já possuem a fiscalização eletrônica, nota-se que houve uma diminuição média de 38% nos índices de acidentes, consequentemente diminuindo também a mortalidade, cabe ressaltar que o excesso de velocidade é principal fator de risco encontrado em acidentes com vítimas fatais no município. O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, fica atrás apenas da Índia e da China, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, comentou o secretário de Mobilidade, Juares Samaniego.
No total, a capital conta com 49 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica na capital, todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente e aferidos pelo Inmetro, conforme determina a legislação.