Membro do conselho administrativo da Nova Rota, Gallo promete duplicação total da BR-163 em 8 anos

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, que integra o Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, afirmou que a duplicação completa do trecho sob concessão da BR-163, entre Cuiabá e Sinop, deverá estar concluída em até 8 anos. As obras estão previstas para começar a partir do mês de julho. As declarações foram dadas nesta sexta-feira (5), durante assinatura de cinco ordens de serviço para recuperação imediata de alguns trechos da rodovia.

Durante sua fala Rogério, frisou a reconstrução financeira do Governo do Estado, que vem desde 2019 e que permitiu chegar a essa solução.

“Começamos essa empreitada formalmente em março de 2022. Porém, como tem um investimento público muito robusto sendo colocado, se em março de 2022 nós não estivéssemos com as contas ajustadas, o que aconteceu hoje não seria possível. Esse novo Mato Grosso, esse Governo que investe 20% da sua receita corrente líquida, começou lá em 2019 com as primeiras medidas que saneou as contas públicas e que permitiram que hoje pudéssemos dar essa solução histórica, inédita e disruptiva”, frisou o secretário. 

No conselho administrativo da Nova Rota, Gallo terá uma espécie de “mão fiscal”.

“O Conselho vai deliberar sobre os principais assuntos da companhia: aprovar orçamento, fiscalizar, acompanhar, monitorar e também aprovar algumas matérias que a diretoria não tem alçada, como por exemplo as aquisições superiores a R$ 8 milhões. Mas, de um modo geral, é um monitoramento de tudo que será feito. A principal obrigação é duplicar em oito anos o trecho Cuiabá x Sinop”, pontuou.

Ainda o secretário, atualmente a companhia já dispõe em caixa da quantia de R$ 520 milhões, que serão empregados nas obras do primeiro trecho a ser duplicado, entre os municípios de Diamantino (Posto Gil) e Nova Mutum. Ainda de acordo com Gallo, o investimento total previsto neste empreendimento será de R$ 7,5 bilhões. 

“Nós já colocamos R$ 450 milhões para comprar a dívida e mais R$ 520 milhões já estão no caixa da companhia. Os outros R$ 500 milhões serão colocados de acordo com o avanço das obras. Possivelmente no ano que vem já estaremos preparados para fazer esse aporte, totalizando R$ 1,6 bilhão. O investimento total será de R$ 7,5 bilhões. R$ 3,3 bilhões virão da cobrança dos pedágios e o remanescente nós devemos buscar no mercado financeiro, possivelmente com o BNDES, ou em operações de longo prazo. Mas cerca de 70% de todas as obras serão executadas com recursos do Estado”, destaca Gallo.

Execução das obras 

As obras de duplicação da rodovia só devem começar em julho, porém,  a Nova Rota do Oeste já deu início a obras de reparos emergências ao longo da BR-163.  As ordens de serviço assinadas nesta sexta-feira correspondem a 5 trechos da rodovia: o primeiro na Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá e Várzea Grande; o segundo entre Várzea Grande e Jangada; o terceiro entre Jangada e Rosário Oeste; o quarto entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde; e o último entre Lucas do Rio Verde e Sinop. 

“Já temos máquinas na pista. A ordem de serviço aqui foi assinada de modo simbólico. A duplicação propriamente dita deve começar em julho, no trecho do Posto Gil a Nova Mutum. O prazo é de até 24 meses. A escolha para começar por esse trecho foi o índice de acidentalidade. As decisões nesse sentido, em relação a quais obras fazer, são técnicas e respaldadas pela ANTT. Todas as obras vão ser feitas em sequência, de acordo com sua emergência, em função dos acidentes”, explicou Rogério Gallo.

Fora do objeto da concessão, o chamado Contorno Norte ou Rodoanel de Cuiabá, assim como o trecho entre a Capital e o município de Rondonópolis, também deverão receber obras.

“O Contorno Norte ainda está na Secretaria de Infraestrutura, não temos o detalhamento, mas certamente a concessão também vai agregar esse trecho, porque o pedágio não pode ter escape. Vamos dialogar mais sobre isso e verificar a melhor solução. Cuiabá x Rondonópolis ainda está com o DNIT. Pelo TAC que começou a valer hoje, nós temos a obrigação de apresentar um projeto para a recuperação emergencial e imediata desse trecho. Nós já fizemos isso, agora cabe à ANTT e ao DNIT aprovarem. Aí sim iniciaremos as obras. É um trecho que está bastante degradado”, pontuou o secretário.

Durante a assinatura das ordens de serviço, o governador Mauro Mendes lembrou que a BR-163 tem importância para todos os cidadãos mato-grossenses, uma vez que, mesmo quem não trafega na rodovia consome produtos que são transportados por ela. Mauro lembrou todo o processo de negociação para que o Estado pudesse resolver esse problema.

“Fico feliz por chegar ao final de uma trajetória que parecia impossível, tantos eram os problemas que precisavam ser resolvidos. Foram tantas reuniões realizadas que conduziram a essa solução, que hoje é reconhecida pelo mercado como importante, inovadora e exitosa. Agora, queremos ver rapidamente máquinas trabalhando na estrada”, afirmou Mauro.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *