O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de Mato Grosso recebeu reforço de 175 servidores de Minas Gerais e de Goiás para finalizar o trabalho de apuração do Censo Demográfico no estado.
De acordo com a assessoria do IBGE no estado, são 155 mineiros que chegaram no dia 14 de abril e ficam ao menos até o fim do mês. Cerca de cem pessoas atuam em Cuiabá e Várzea Grande. Outros 19 servidores de Minas Gerais estão em Sorriso, 15 em Sinop e 25 em Rondonópolis.
Nesta segunda-feira (24), Mato Grosso recebeu 20 servidores de Goiás, sendo dois coordenadores e 18 recenseadores, que vão trabalhar em Água Boa e Barra do Garças.
Todas as cidades do país têm que chegar à meta de no máximo 5% de não resposta, domicílios com morador ausente ou recusa.
O objetivo do Censo Demográfico é conhecer em detalhes como vive a população brasileira, em especial a população mato-grossense.
Além disso, a pesquisa é importante para obter as tendências de nascimentos e mortes para a elaboração de estimativas populacionais, conhecer a população residente, de modo a embasar a formulação de políticas públicas e subsidiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada cidade.