O asfaltamento de 11 bairros voltou a ser assunto, no meio político em Cuiabá, a ação tem ganhado repercussão e rendido troca de farpas entre prováveis pré-candidatos à disputa eleitoral pela prefeitura de Capital em 2024. Para o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas (SMOP), José Roberto Stopa (PV), isso não passa de “oportunismo”. A declaração foi dada após o deputado federal, Fábio Garcia (UB), afirmar que o asfaltamento dos 11 bairros foi viabilizado por ele.
Essa situação é alvo de disputas eleitorais desde 2022, já que um entrave se formou com a definição de quem iria executar as obras de asfaltamento de 11 bairros, se caberia ao município ou ao estado.
Além de Fábio Garcia, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Eduardo Botelho (UB), que nesta semana também andou vistoriando os bairros da Capital, afirmou que há mais de dois anos iniciou esse trabalho de percorrer os bairros de Cuiabá em prol de levar mais infraestrutura. E por fim o governador Mauro Mendes (UB), se auto declarou como “O pai é o Mauro Mendes, se alguém se candidata a mãe, pode se apresentar”.
A declaração de Stopa foi dada na noite de quarta-feira (19), durante o lançamento do Quarto Festival da Pamonha, na Comunidade Rio dos Peixes.
“É oportunismo, vamos traduzir a verdade dos fatos que está documentada. Isso foi uma articulação que passou pelo Tribunal de Contas, por mim, pelo prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), pelo Botelho, e pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcelo Padeiro. Desta articulação, assumimos um compromisso junto ao Governo do Estado, onde nós autorizamos o Estado a asfaltar esses 11 bairros. Então na verdade, esse trabalho realizado à várias mãos, e posso garantir que não teve qualquer participação do Fábio. Obviamente ele está nessa corrida louca para ser candidato e está tentando se apropriar de algo que não é dele”, declarou Stopa.
Stopa pontuou ainda que Garcia como deputado federal tem o dever de fiscalizar, acompanhar, reivindicar os direitos de melhorias para Capital, no entanto, comparou a atitude do parlamentar com seu primeiro mandato a deputado federal de Mato Grosso.
“A gente tem que fazer a seguinte pergunta. Ele já foi deputado em outra situação. É só comparar os dois mandatos, eu não vou ficar aqui fazendo críticas. Só que a gente tem que entender e comparar os momentos, ele já foi deputado federal e tinha esse tipo de ação e agora ele mudou bastante? No mandato passado ele passou sumido. Agora passou a ser mais participativo, visitando os bairros. Mas a população sabe discernir quem trabalha e quem não trabalha”, disse o vice-prefeito.
Já o governador Mauro Mendes (UB), afirmou à imprensa, também na quarta-feira (19), que “O pai é o Mauro Mendes, se alguém se candidata a mãe, pode se apresentar”.
“O governador está aqui para fazer obra, fazer o que é bom para a população, não estou aqui para ficar olhando embate político de A, de B, de C. É fazer as obras e atender a população e é isso que vou fazer para a população de Cuiabá e dos 140 municípios de Mato Grosso”, declarou Mendes.
A Prefeitura de Cuiabá tentou autorização pra executar as obras, porém a decisão para execução do asfaltamento ficou a cargo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Sintra-MT).